Ideologia
Ideologia é um conjunto de ideias, valores e crenças que orienta a visão de mundo e as ações de um grupo social, político ou econômico, influenciando comportamentos e decisões.
Definição: significado de ideologia
Ideologia é um conjunto de ideias ou pensamentos de uma pessoa ou de um grupo de indivíduos. A ideologia pode estar ligada a ações políticas, econômicas e sociais.
De acordo com o dicionário Houaiss, do ponto de vista sociológico, ideologia é um "sistema de ideias sustentadas por um grupo social, as quais refletem, racionalizam e defendem os próprios interesses e compromissos institucionais, sejam estes morais, religiosos, políticos ou econômicos"¹.
Origem do termo
O termo ideologia foi usado de forma marcante pelo filósofo francês Antoine Destutt de Tracy (1754-1836). Foi ele que, em 1801, criou o termo idéologie logo após a Revolução Francesa. Ele usou esse termo no sentido de ciência de ideias.
Ideologia de classes
O conceito de ideologia foi muito trabalhado pelo filósofo alemão Karl Marx, que ligava a ideologia aos sistemas teóricos (políticos, morais e sociais) criados pela classe social dominante. De acordo com Marx, a ideologia da classe dominante tinha como objetivo manter os mais ricos no controle da sociedade.
No século XX, varias ideologias se destacaram como, por exemplo:
• Ideologia fascista: implantada na Itália e Alemanha, principalmente, nas décadas de 1930 e 1940. Possuía um caráter autoritário, expansionista e militarista.
• Ideologia comunista: implantada na Rússia e outros países (principalmente do leste europeu), após a Revolução Russa (1917). Visava a implantação de um sistema de igualdade social. Esta também é conhecida coo ideologia marxista.
• Ideologia democrática: surgiu em Atenas, na Grécia Antiga, e possui como ideal a participação dos cidadãos na vida política.
• Ideologia capitalista: surgiu na Europa durante o Renascimento Comercial e Urbano (século XV). Ligada ao desenvolvimento da burguesia, visa o lucro e o acumulo de riquezas.
• Ideologia conservadora: ideias ligadas à manutenção dos valores morais e sociais da sociedade.
• Ideologia anarquista: defende a liberdade e a eliminação do estado e das formas de controle de poder.
• Ideologia nacionalista: exaltação e valorização da cultura do próprio país.
• Ideologia liberal: defende a liberdade econômica, sem intervenção do Estado, e a livre iniciativa.
Destutt de Tracy: filósofo francês que criou o termo ideologia, no começo do século XIX, no sentido que usamos até hoje. |
1 - ↑ HOUAISS, Antônio. Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. 2009. CD-ROM.
QUIZ
Pierre-Joseph Proudhon, Mikhail Bakunin e Emma Goldman foram defensores de qual ideologia?
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
Fontes de referência:
- BELO, Renato dos Santos. 360° Filosofia – História e Dilemas. São Paulo: Editora FTD, 2015.
- COTRIM, Gilberto e FERNANDES, Mirna,. Fundamentos de Filosofia. São Paulo: Editora Saraiva, 2017.
Vídeo indicado no YouTube:
O QUE É IDEOLOGIA? - Canal Parabólica