Ideologia

Ideologia é um sistema de ideias de uma pessoa ou grupo social.

Ideologia: conjunto de ideias e pensamentos
Ideologia: conjunto de ideias e pensamentos

 

Definição: significado de ideologia

 

Ideologia é um conjunto de ideias ou pensamentos de uma pessoa ou de um grupo de indivíduos. A ideologia pode estar ligada a ações políticas, econômicas e sociais.

 

De acordo com o dicionário Houaiss, do ponto de vista sociológico, Ideologia é um "sistema de ideias sustentadas por um grupo social, as quais refletem, racionalizam e defendem os próprios interesses e compromissos institucionais, sejam estes morais, religiosos, políticos ou econômicos"¹.



Origem do termo

 

O termo ideologia foi usado de forma marcante pelo filósofo francês Antoine Destutt de Tracy (1754-1836). Foi ele que, em 1801, criou o termo idéologie logo após a Revolução Francesa. Ele usou esse termo no sentido de ciência de ideias.

 

Ideologia de classes

 

O conceito de ideologia foi muito trabalhado pelo filósofo alemão Karl Marx, que ligava a ideologia aos sistemas teóricos (políticos, morais e sociais) criados pela classe social dominante. De acordo com Marx, a ideologia da classe dominante tinha como objetivo manter os mais ricos no controle da sociedade.

 

No século XX, varias ideologias se destacaram como, por exemplo:

 

- Ideologia fascista: implantada na Itália e Alemanha, principalmente, nas décadas de 1930 e 1940. Possuía um caráter autoritário, expansionista e militarista.

 

- Ideologia comunista: implantada na Rússia e outros países (principalmente do leste europeu), após a Revolução Russa (1917). Visava a implantação de um sistema de igualdade social. Esta também é conhecida coo ideologia marxista.

 

- Ideologia democrática: surgiu em Atenas, na Grécia Antiga, e possui como ideal a participação dos cidadãos na vida política.

 

- Ideologia capitalista: surgiu na Europa durante o Renascimento Comercial e Urbano (século XV). Ligada ao desenvolvimento da burguesia, visa o lucro e o acumulo de riquezas.

 

- Ideologia conservadora: ideias ligadas à manutenção dos valores morais e sociais da sociedade.

 

- Ideologia anarquista: defende a liberdade e a eliminação do estado e das formas de controle de poder.

 

- Ideologia nacionalista: exaltação e valorização da cultura do próprio país.

 

- Ideologia liberal: defende a liberdade econômica, sem intervenção do Estado, e a livre iniciativa.

 

Destutt de Tracy, filósofo francês

Destutt de Tracy: filósofo francês que criou o termo ideologia, no começo do século XIX, no sentido que usamos até hoje.

 

 

 

1 - ↑ HOUAISS, Antônio. Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. 2009. CD-ROM.

 

 



Última atualização em 02/03/2022

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).