Antonio Gramsci

Antonio Gramsci foi um filósofo e cientísta político marxista da primeita metade do século XX.

Antonio Gramsci: um dos principais nomes da filosofia política marxista.
Antonio Gramsci: um dos principais nomes da filosofia política marxista.

 

Quem foi

 

Antonio Gramsci foi um filósofo marxista italiano e político comunista. Também atuou como jornalista, linguista, cientista político e crítico literário. É considerado um dos principais representantes do pensamento marxista do século XX. Destacou-se ao analisar questões como hegemonia política e cultural, dominação de classes sociais, revolução e subordinação política.

 

Biografia resumida



Nascido em Ales (Sardenha, Itália), em 22 de janeiro de 1891, Gramsci enfrentou grandes dificuldades desde cedo, incluindo problemas graves de saúde e pobreza. Ele se mudou para Turim para estudar na universidade, onde se envolveu profundamente na política socialista em meio à rápida industrialização e agitação social da Itália.


Gramsci entrou no Partido Socialista Italiano em 1913 e, posteriormente, co-fundou o Partido Comunista Italiano (PCI) em 1921. Neste período, defendeu os conselhos de trabalhadores e foi influenciado pela Revolução Russa (1917).

 

Suas atividades políticas e liderança dentro do PCI levaram à sua prisão pelo regime fascista de Mussolini em 1926. Durante seu encarceramento, Gramsci escreveu extensivamente, produzindo a obra "Cadernos do Cárcere," que expressavam suas ideias inovadoras sobre cultura, política e sociedade.

 

Foi libertado da prisão, devido à saúde debilitada, em 1934, porém ficou mantido sob vigilância policial.

 

Antonio Gramsci faleceu em Roma, no dia 27 de abril de 1937, aos 46 anos.

 

Foto policial de Antonio Gramsci

Foto policial de Antonio Gramsci (1933)

 

 

Principais ideias e teorias políticas e sociais:

 

1. Teoria da Hegemonia


"Hegemonia Cultural" é um conceito desenvolvido por Gramsci para descrever o domínio de uma sociedade culturalmente diversa pela classe dominante, que manipula a cultura para que sua visão de mundo se torne a norma aceita. Esse domínio é mantido não apenas através do controle político e econômico, mas também moldando a ideologia, valores e crenças.


Gramsci enfatizou o papel dos intelectuais na sociedade, distinguindo entre intelectuais "tradicionais" (aqueles que se veem como autônomos do grupo social dominante) e intelectuais "orgânicos" (aqueles que surgem diretamente de uma classe social específica e estão conectados a ela). A classe dominante mantém o poder promovendo sua visão de mundo através desses intelectuais, garantindo que as instituições culturais reforcem sua dominação.



2. Intelectuais e Sociedade


Gramsci identificou os intelectuais tradicionais como aqueles que perpetuam o status quo através da educação, religião e mídia. Em contraste, os intelectuais orgânicos estão inseridos na classe trabalhadora, articulando e promovendo seus interesses. Gramsci via esses intelectuais orgânicos como essenciais para a luta de classes, ajudando a construir uma nova hegemonia que desafia as estruturas de poder existentes.



3. Revolução Passiva e Transformismo


Os conceitos de revolução passiva e transformismo descrevem estratégias usadas pela classe dominante para manter o controle. Revolução passiva refere-se a mudanças graduais e reformistas que antecipam ameaças revolucionárias, enquanto o transformismo envolve cooptar os líderes das classes subalternas para diluir o potencial revolucionário. Exemplos históricos incluem o Risorgimento na Itália e, mais contemporaneamente, a cooptação neoliberal de movimentos progressistas.



4. Subordinação


A noção de Gramsci de "classes subordinadas" foca em como os grupos marginalizados podem desenvolver suas próprias narrativas e estratégias de resistência. Ele acreditava que, através da formação de uma contra-hegemonia, as classes subalternas poderiam desafiar a ideologia dominante e afirmar sua própria visão de sociedade.



5. Educação e Cultura


Gramsci destacou a importância da educação na formação de uma consciência crítica necessária para a mudança social. Ele criticou as instituições educacionais por perpetuarem a hegemonia cultural, mas também as viu como potenciais locais para fomentar o pensamento revolucionário e visões de mundo alternativas.



6. Relação entre Estrutura e Superestrutura


Gramsci redefiniu a relação marxista entre estrutura (base econômica) e superestrutura (cultura, política, ideologia). Ele argumentou que as superestruturas têm autonomia relativa e influência significativa sobre a base econômica. Essa visão mais complexa permite uma compreensão mais profunda de como o poder e a dominação operam na sociedade.



7. Política e Estratégia Revolucionária


Gramsci distinguiu entre "guerra de posição" (construção de bases culturais e ideológicas para a mudança dentro da sociedade civil) e "guerra de movimento" (confronto direto com o estado). Ele acreditava que, nas sociedades capitalistas avançadas, a guerra de posição era crucial, pois a hegemonia cultural precisava ser desafiada antes que o poder político pudesse ser tomado.



Principais obras:

 

- L'Ordine Nuovo (1919-1920): jornal co-fundado e editado por Gramsci.

 

- Literatura e Vida Nacional (1916): coletânea de ensaios literários e culturais, onde Gramsci explora a relação entre literatura, cultura e política.

 

- Escritos Políticos (1910-1926): compilação de artigos, ensaios e textos políticos escritos por Gramsci antes de sua prisão, abrangendo sua análise do movimento operário, o papel dos intelectuais e a crítica ao fascismo.

 

- Il Risorgimento (1926): artigos e ensaios sobre a história da unificação italiana.

 

- A Questão Meridional (1926): ensaio que analisa as disparidades econômicas e sociais entre o Norte e o Sul da Itália, e a necessidade de uma reforma agrária e desenvolvimento industrial no Sul.

 

- Americanismo e Fordismo (1934): parte dos "Cadernos do Cárcere".

 

- Os Intelectuais e a Organização da Cultura (1935): publicado postumamente em 1949.

 

- Cadernos do Cárcere (Quaderni del carcere) (1948-1951): publicação póstuma de suas anotações feitas na prisão entre 1929 e 1935.

 

- Notas sobre Maquiavel, a Política e o Estado Moderno (1949): ensaios que fazem uma análise original das ideias de Maquiavel e sua relevância para a compreensão da política moderna.

 

- Cartas do Cárcere (Lettere dal carcere) (1947): coletânea de cartas escritas por Gramsci durante seu encarceramento.

 

 

Exemplos de Frases:

 

- "O velho mundo está morrendo. O novo tarda a aparecer. E nesse claro-escuro surgem os monstros."

 

- "A indiferença é o peso morto da história."

 

- "A crise consiste precisamente no fato de que o velho morre e o novo não pode nascer: nesse interregno verificam-se os fenômenos mórbidos mais variados."

 

- "A verdade é sempre revolucionária."

 


Impacto e Legado


As ideias de Gramsci influenciaram profundamente a teoria política, os estudos culturais e a educação. Seus conceitos de hegemonia, o papel dos intelectuais e a importância da luta cultural tornaram-se centrais para o pensamento marxista contemporâneo e foram utilizados na análise de vários contextos sociopolíticos em todo o mundo. Seu legado perdura nos esforços contínuos para entender e transformar as estruturas de poder e dominação na sociedade.

 

Capa de uma edição moderna de Cardenos do Cárcere de Antonio Gramsci

Capa de uma edição moderna de Cardenos do Cárcere de Antonio Gramsci

 

 


 


Publicado em 17/05/2024

Por Jefferson Evandro M. Ramos (graduado em História pela USP)

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