Biocombustíveis
Biocombustíveis são combustíveis produzidos a partir de matérias orgânicas renováveis, como plantas e resíduos agrícolas, utilizados como alternativas sustentáveis aos combustíveis fósseis.
O que são (definição)
Os Biocombustíveis são combustíveis de origem biológica. São fabricados a partir de vegetais, tais como, milho, soja, cana-de-açúcar, mamona, canola, babaçu, cânhamo, entre outros. O lixo orgânico também pode ser usado para a fabricação de biocombustível.
Características dos principais tipos de biocombustíveis:
Etanol: um combustível renovável feito a partir de vários materiais vegetais conhecidos como biomassa. O etanol é comumente usado como um agente de mistura com gasolina para aumentar a octanagem e reduzir emissões. É principalmente feito a partir de amido de milho nos Estados Unidos e de cana-de-açúcar no Brasil.
Biodiesel: produzido a partir de fontes renováveis como óleos vegetais, gorduras animais ou gordura de cozinha reciclada. O biodiesel serve como um substituto mais limpo para o diesel de petróleo e pode ser misturado com diesel de petróleo em várias porcentagens.
Combustíveis Hidrocarbonetos Renováveis "Drop-In": também conhecidos como “biocombustíveis de terceira geração”, são feitos a partir de algas, cianobactérias ou biomassa celulósica e são projetados para substituir diretamente os combustíveis de petróleo sem a necessidade de modificações no motor.
Biogás: metano derivado da decomposição de matéria orgânica na ausência de oxigênio. Pode ser usado para aquecimento, geração de eletricidade ou como combustível para veículos.
Uso dos biocombustíveis
Os biocombustíveis podem ser usados em veículos (carros, caminhões, tratores) integralmente ou misturados com combustíveis fósseis. Aqui no Brasil, por exemplo, o diesel é misturado com biocombustível. Na gasolina também é adicionado o etanol.
Principais vantagens
A vantagem do uso dos biocombustíveis é a redução significativa da emissão de gases poluentes. Também é vantajoso, pois é uma fonte de energia renovável ao contrário dos combustíveis fósseis (óleo diesel, gasolina, querosene e carvão mineral).
Principais desvantagens
Por outro lado, a produção de biocombustíveis tem diminuído a produção de alimentos no mundo. Buscando lucros maiores, muitos agricultores preferem produzir milho, soja, canola e cana-de-açúcar para transformar em biocombustível.
Exemplos de biocombustíveis
Os principais biocombustíveis são: etanol (produzido a partir da cana-de-açúcar e milho), biogás (produzido a partir da biomassa), bioetanol, bioéter, biodiesel, entre outros.
Nos Estados Unidos, o milho é muito utilizado para a produção de etanol. |
Curiosidade:
O Brasil é segundo maior produtor de biocombustíveis do mundo com uma produção anual de cerca de 18,5 milhões de toneladas (dados de 2019). O maior produtor são os EUA, que produz cerca de 32 milhões de toneladas por ano.
Cana-de-açúcar: principal fonte de produção de biocombustível (bioetanol) no Brasil. |
Você sabia?
Bioenergia é o nome dado a qualquer tipo de energia renovável gerada a partir da transformação química da biomassa.
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
Fonte de referência do texto:
- VEYRET, Yvette. Dicionário do Meio Ambiente. São Paulo: Senac, 2012.
Vídeo indicado no YouTube:
- Quadro - Sempre em Dia: Biocombustível - TV Embrapa