Metafísica

Metafísica é uma disciplina da Filosofia que estuda aquilo que transcende o mundo material (sensorial).

Metafísica: conhecimentos além da matéria
Metafísica: conhecimentos além da matéria

 

Definição - o que é

 

A palavra metafísica é de origem grega onde Meta significa além e Physis significa Física. Portanto, a Metafísica é uma disciplina da Filosofia voltada para a investigação das realidades que transcendem a experiência sensível.

 

O que estuda a Metafísica

 

Metafísica é uma área do conhecimento que faz parte da Filosofia. A metafísica estuda os princípios da realidade para além das ciências tradicionais (Física, Química, Biologia, Psicologia, etc.). 

 

Objetivos principais

 

A metafísica busca também dar explicações sobre a essência dos seres e as razões de estarmos no mundo. Outro campo de análise da Metafísica são as relações e interações dos seres humanos com o Universo.

 

Metafísica na História

 

O grego Aristóteles foi o filósofo que pensou e produziu mais conhecimentos sobre metafísica na antiguidade. Já na época Moderna, podemos destacar os estudos do matemático e filósofo francês René Descartes.

 

Principais questões trabalhadas 

 

As principais questões levantadas e analisadas pela metafísica são: O que é real? O que é liberdade? O que é sobrenatural? O que fazemos no nosso planeta? Existe uma causa primária de todas as coisas?

 

Busto do filósofo grego Aristóteles

Aristóteles: filósofo grego é considerado o "pai da Metafísica".

 

 



Última revisão: 14/12/2020

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).