Oráculo de Delfos

O Oráculo de Delfos era um local sagrado na Grécia Antiga em homenagem ao deus Apolo.

Ruínas do Oráculo de Delfos
Ruínas do Oráculo de Delfos

 

O que era (definição)

 

O Oráculo de Delfos era um grande local sagrado da Grécia Antiga, dedicado ao deus Apolo (deus da luz, sol, profecia e verdade). 

 

Onde ficava 

 

Ele se localizava no pé do Monte Parnaso (região central da Grécia). No centro do oráculo havia um grande templo em homenagem ao deus Apolo.

 

Função principal e importância

 

Os gregos recorriam ao oráculo para perguntar aos deuses sobre problemas cotidianos, questões de guerra, vida sentimental, previsões de tempo, etc. Os gregos acreditavam que os deuses ficavam neste oráculo, junto com ninfas e musas, orientando as pessoas.

 

O Oráculo de Delfos tornou-se, na Antiguidade clássica, um dos mais importantes centros religiosos da Grécia Antiga. Hoje, suas ruínas atraem muitos turistas do mundo todo.



A Pitonisa

 

As previsões no Oráculo de Delfos geralmente eram entregues por uma sacerdotisa conhecida como Pitonisa. Ela servia como o meio pelo qual o deus Apolo comunicava suas profecias para aqueles que buscavam orientação. A Pitonisa entrava em um estado de transe, muitas vezes induzido pela inalação dos vapores que subiam de um abismo no templo, e então transmitia as mensagens de Apolo para aqueles que vinham em busca de respostas para suas perguntas.

 

Imagem representando a pitonisa do oráculo de Delfos

Representação da pitonisa do oráculo de Delfos (imagem gerada por IA)



Declínio

 

O Oráculo de Delfos começou a perder importância na religião e cultura grega no Período Helenístico, por volta do século IV a.C., após a conquista dos macedônios.

 

Ruínas do Oráculo de Delfos, templo do deus Apolo

Ruínas do Oráculo de Delfos.



Você sabia?

 

A palavra oráculo tem origem no latim oraculum que significa "resposta de um deus".

 

 



Última atualização em 30/04/2024

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).