Bandeira Olímpica
A bandeira olímpica é composta por cinco arcos entrelaçados, que representam cinco continentes.
O que é, cores e significado
Ela é formada por cinco anéis de cores diferentes (azul, vermelho, preto, amarelo e verde) entrelaçados e localizados no centro da bandeira. Esta bandeira representa a universalidade do olimpismo (espírito olímpico, ética no esporte, união através do esporte).
A bandeira possui fundo branco e os anéis representam os cinco continentes habitados no mundo. As seis cores, contando com o branco, aparecem em todas as bandeiras dos países em 1896 (Primeira Olimpíada da Era Moderna realizada em Atenas).
Além da representação dos continentes, os anéis entrelaçados simbolizam a união e a reunião de atletas de todo o mundo, apesar das diferenças de raça, religião e crenças políticas. A bandeira olímpica é um poderoso símbolo de unidade global, amizade e espírito esportivo.
História da bandeira
A bandeira olímpica foi criada por Pierre de Coubertin no ano de 1913. Ela foi apresentada pela primeira vez no Congresso Olímpico de 1914, realizado em Paris.
Cerimônia de hasteamento
A bandeira olímpica é hasteada na cerimônia de abertura das Olimpíadas. Ela é levada, na posição horizontal, ao estádio olímpico por atletas e hasteada em um mastro. Enquanto a chama olímpica queima no estádio, ela permanece hasteada. Na cerimônia de encerramento a bandeira é recolhida e entregue ao prefeito da cidade sede das Olimpíadas para os jogos seguintes.
Bandeira Olímpica hasteada |
Temas relacionados
Bibliografia e vídeos indicados:
Vídeo indicado no YouTube: