Olimpíadas na Grécia Antiga

História das Olimpíadas na Grécia Antiga, origem dos Jogos Olímpicos, criação, primeira Olimpíadas, prêmios, paz olímpica, modalidades, fim

Corrida de atletas gregos (pintura em vaso)
Corrida de atletas gregos (pintura em vaso)

 

Origem

 

As Olimpíadas Antigas foram uma série de competições atléticas disputadas por atletas das cidades-estado que formavam a Grécia Antiga. De acordo com registros analisados por historiadores, os Jogos Olímpicos surgiram no ano de 776 a.C. na cidade de Olímpia (região sudoeste da Grécia). Estes jogos foram celebrados até o ano de 393.

 

Importância para os gregos

 

As Olimpíadas possuíam uma grande importância para os gregos, pois possuía caráter religioso, político e esportivo. Primeiramente era uma forma de homenagem aos deuses, principalmente Zeus (deus dos deuses).  Era também um momento importante na busca pela harmonia entre as cidades-estados. Servia também como um evento de valorização da saúde e do corpo saudável.

 

A Paz Olímpica 

 

Os jogos ocorriam de quatro em quatro anos. Na época da realização do evento esportivo ocorria uma trégua nas guerras e conflitos. A conhecida "paz olímpica" servia para garantir segurança para os atletas que tinham que se deslocar de suas cidades-estado até Olímpia.

 

Participação e prêmios

 

Na antiguidade somente os homens livres que falavam a língua grega podiam participar dos Jogos Olímpicos. Os vencedores das competições eram tratados como heróis em suas cidades-estado. Ganhavam prêmios que simbolizavam a honra e a glória conquistada. Coroas de louro e  ramos de palmeira eram dados aos atletas vencedores.

 

As modalidades

 

Os atletas disputavam várias modalidades na antiguidade como, por exemplo, arremesso de disco, corrida, natação, pentatlo, boxe, luta, salto a distância entre outros.

 

Fim das Olimpíadas na Grécia Antiga

 

Já sobre o domínio do Império Romano cristianizado, os gregos foram proibidos, em 392 pelo imperador Teodósio I, de praticar qualquer manifestação que valorizasse o politeísmo (culto a vários deuses). Desta forma, os últimos Jogos Olímpicos ocorreram em 393.

 

Curiosidade:

 

- Na Grécia Antiga, os Jogos Olímpicos eram, geralmente, realizados em cinco dias. No primeiro dia ocorria uma espécie de cerimônia de abertura com músicas e juramento dos atletas. No segundo dia ocorriam as competições de pentatlo e provas a cavalo. O terceiro dia era destinado a uma festa (banquete com carne) aos atletas, árbitros e pessoas da aristocracia grega. No quarto dia ocorriam as provas de corrida, boxe, luta e pancrácio (luta corporal sem armas). A cerimônia de encerramento ocorria no quinto dia com a premiação dos atletas vencedores.