Zeus - deus grego

Zeus era o rei dos deuses na mitologia grega, governando o Monte Olimpo como deus do céu e do trovão, e era filho de Cronos e Reia.

Zeus: deus dos deuses da mitologia grega
Zeus: deus dos deuses da mitologia grega

 

Introdução: quem era na mitologia grega



Zeus é o principal deus da mitologia grega. Era considerado, na Grécia Antiga, como o deus dos deuses. O nome Zeus em grego antigo significava “rei divino”.



Genealogia e filhos de Zeus 



Zeus era filho mais jovem do casal de titãs Cronos e Rea. Casou-se com a deusa e irmã Hera (deusa do casamento). Porém, de acordo com a mitologia grega, teve várias amantes (deusas e mortais) e vários filhos destes relacionamentos. Os filhos mais conhecidos de Zeus são: Apolo (deus da medicina e da luz), Atenas (deusa da sabedoria e da estratégia), Hermes (deus do comércio e dos viajantes), Perséfone (deusa do mundo subterrâneo), Dionísio (deus do vinho), Herácles (herói grego), Helena (princesa grega), Minos (rei de Creta) e Hefesto (deus do fogo). 

 

Zeus tinha, de acordo com os mitos gregos, seis irmãos: Deméter (deusa da agricultura e da colheita), Hades (deus do submundo), Héstia (deusa do lar, da família e da arquitetura), Hera (deusa da maternidade e das esposas), Poseidon (deus do mar) e o meio-irmão Quíron (era um centauro).




Principais poderes e atributos:



• De acordo com a crença dos gregos antigos, Zeus ficava no Monte Olimpo governando tudo o que acontecia na Terra. Ele era que estabelecia a justiça e a ordem no mundo.

 

• Era considerado também o deus do céu e do trovão. Era representado nas pinturas e esculturas num trono ou em pé, ao lado de um raio, carvalho, touro ou águia. Estas representações simbolizavam qualidades e poderes (rapidez, força, energia e comando) atribuídos ao deus.

 

• Os gregos também acreditavam que Zeus tinha o poder de controlar o tempo e modificar sua aparência.

 

• Zeus tinha o poder de teletransporte, ou seja, ele poderia transportar a si mesmo ou outros para locais diferentes instantaneamente.

 

• Como o rei dos deuses, Zeus tinha autoridade sobre os outros deuses e podia comandar sua lealdade.

 

• Zeus tinha a capacidade de criar e destruir coisas, como dar vida a novos seres ou destruir cidades inteiras.




Na mitologia romana



Entre os deuses romanos, na mitologia romana, Zeus era conhecido como Júpiter, possuindo as mesmas características e atributos da mitologia grega.



Curiosidades mitológicas:

 

- Tamanha era a importância de Zeus para os gregos, que quando chovia, eles diziam "Zeus chove" e "Zeus troveja".

 

- Quatro símbolos eram associados a esse deus: raio (símbolo do poder e da força da natureza), águia, touro e carvalho (árvore de madeira dura e resistente).

Foto de estátua do deus grego Zeus

Estátua do deus grego Zeus

 

 

Zeus e o mito da Titanomaquia

 

Um dos exemplos mais famosos de Zeus como personagem principal em um mito grego é a história de sua ascensão ao poder na "Titanomaquia".


A Titanomaquia refere-se à grande guerra entre os deuses olímpicos, liderados por Zeus, e os Titãs, liderados por seu pai Cronos. Cronos, um dos Titãs, havia derrubado seu próprio pai, Urano, para tomar o controle do universo. No entanto, havia uma profecia de que um dos filhos de Cronos acabaria por destroná-lo. Para evitar isso, Cronos engolia cada um de seus filhos ao nascer. Quando Zeus nasceu, sua mãe, Reia, escondeu-o em uma caverna na ilha de Creta e deu a Cronos uma pedra enrolada em panos de bebê para que ele engolisse no lugar do filho.


Zeus cresceu em segredo e, quando atingiu a idade adulta, decidiu desafiar seu pai. Com a ajuda de Métis, a deusa da sabedoria, ele enganou Cronos e o fez beber uma poção que o fez vomitar seus irmãos: Héstia, Deméter, Hera, Hades e Poseidon. Juntos, eles formaram uma aliança para derrubar Cronos e os Titãs.


A guerra, conhecida como Titanomaquia, durou dez anos. Zeus, empunhando seu poderoso raio, libertou os Ciclopes e os Hecatônquiros (seres gigantes com cem mãos) do Tártaro, que, por sua vez, o ajudaram a derrotar os Titãs. Após a vitória, Zeus e seus irmãos assumiram o controle do cosmos, com Zeus se tornando o governante do céu e o rei dos deuses.


Esse mito é significativo porque representa a transição de poder da geração mais antiga de deuses primordiais (os Titãs) para os Olímpicos, simbolizando uma nova ordem e o estabelecimento de Zeus como o governante supremo do universo. Também destaca temas como o destino, as lutas pelo poder e a importância das alianças na mitologia grega.

 

 

Ilustração representando o deus Grego Zeus, no topo de uma montanha, com um raio na mão.

Zeus (ilustração para fins didáticos).

 

 



Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).