Cronos

Na mitologia grega, Cronos é o líder dos Titãs e pai de Zeus.

Cronos: o deus da agricultura da mitologia grega
Cronos: o deus da agricultura da mitologia grega

 

Quem era, história e representação na mitologia grega 


Na mitologia grega, Cronos era a principal divindade da primeira geração de titãs. Estava relacionado com a agricultura e também o tempo. Filho de Urano (Céu) e Gaia (Terra) era o mais jovem da primeira geração de titãs. Ele não era o deus do tempo, mas sim uma personificação do tempo.

 

De acordo com a mitologia grega, Cronos tirou seu pai do poder, casou-se com a irmã Reia e governou durante a Idade Dourada da mitologia. Seu poder perdurou até ser derrubado pelos filhos Zeus, Poseidon e Hades.

 

Segundo a mitologia, Cronos temia uma profecia segundo a qual seria tirado do poder por um de seus filhos. De temperamento violento e negativo, Cronos passou a matar e devorar todos os filhos gerados com Reia. Porém, a mãe conseguiu salvar um deles, Zeus, escondendo-o numa caverna da ilha de Creta.  Para enganar Cronos, Reia deu a ele uma pedra embrulhada num pano que ele comeu sem perceber.

 

Ao crescer, Zeus libertou os titãs e com a ajuda deles fez Cronos vomitar os irmãos (Hades, Hera, Héstia, Poseidon e Deméter). Zeus, com a ajuda dos irmãos e dos titãs, expulsou Cronos do Olimpo e governou como o rei dos deuses gregos. Como tinha derrotado o pai Cronos, que simbolizava o tempo, Zeus tornou-se imortal, poder estendido também aos irmãos.



Curiosidades mitológicas:


- Na mitologia romana, Cronos é conhecido como Saturno.

 

- Cronos era considerado um deus na mitologia pré-helênica. 

 

- Havia em Delfos, anualmente, uma festividade em homenagem a Cronos. Nesta festividade, conhecida como Kronien, os participantes adoravam uma pedra que, conforme a lenda, havia sido cuspida por Cronos.

 

- Crono era representado em pinturas e esculturas gregas com uma foice na mão. Conforme o mito, Cronos usou essa foice para castrar e destronar seu pai, Urano.

 

Desenho representando Cronos

Cronos com a foice que usou para destronar seu pai.

 

 

Pintura do Reia e Cronos

Reia e  seu irmão Cronos

 

 



Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).