Bandeira da China

Saiba como é a bandeira chinesa, suas cores e significados.

Bandeira da China hasteada em Pequim, capital do país
Bandeira da China hasteada em Pequim, capital do país

 

Origem

 

A bandeira da República Popular da China foi adotada em 27 de setembro de 1949. Ela também é conhecida como "bandeira vermelha de cinco estrelas".



Significado das cores

 

A cor predominante é a vermelha, que simboliza a revolução e o Partido Comunista da China, que tomou o poder na guerra civil de 1949. 

 

A cor amarela foi escolhida para as estrelas porque é considerada a cor mais bonita pelos chineses e se destaca no fundo vermelho. Também é tradicionalmente associado à nação e à cultura chinesa, muitas vezes simbolizando a realeza, o heroísmo e o centro (como na Teoria dos Cinco Elementos). Assim, o uso de amarelo para as estrelas representa o papel de liderança do Partido Comunista da China, guiando o povo na revolução e na construção.

 

 

As estrelas da bandeira e seus simbolismos

 

No canto superior esquerdo estão dispostas uma estrela grande e quatro pequenas, sendo todas na cor amarela e de cinco pontas.

 

A estrela grande simboliza o PCC (Partido Comunista da China) e as quatro menores o povo chinês. O amarelo das estrelas representa o brilho da luz no solo chinês. O posicionamento das estrelas representa a união e o engajamento entre o povo chinês e o Partido Comunista da China.


Proporção oficial

 

A bandeira possui o formato retangular na proporção de 2:3 (largura e comprimento). Isso significa que se ela for feita com 2 metros de largura, deverá ter obrigatoriamente 3 metros de comprimento.

 

bandeira da China

Bandeira nacional da China

 

 

O Dia da bandeira

 

O Dia da Bandeira na China, também conhecido como Dia do Hasteamento da Bandeira Nacional, é comemorado todos os anos em 30 de setembro. O dia foi oficialmente estabelecido em 2017 pelo Conselho de Estado da China para promover o patriotismo entre o público e respeitar o símbolo e o espírito nacional.