Alexandre, o Grande - biografia

Alexandre, o Grande, foi rei da Macedônia na Antiguidade.

Mosaico antigo: imagem do grande imperador macedônico
Mosaico antigo: imagem do grande imperador macedônico

 

Quem foi 

 

Alexandre, o Grande (ou Magno), foi filho do imperador Filipe II da Macedônia. Nasceu entre 20 e 30 de julho de 356 a.C., na região de Pella na Babilônia. 



Biografia resumida de Alexandre, o Grande

 

Durante toda sua infância recebeu influência da cultura grega, pois seu professor foi o importante filósofo grego Aristóteles. Desde a infância apresentava uma grande vocação para governar, sendo que desde os 16 anos ajudava o pai nas tarefas administrativas do império macedônico. Quando tinha 20 anos, aproximadamente, perdeu o pai, vítima de assassinato. Alexandre, a partir deste momento, assume o trono do império.



Durante seu reinado, Filipe II havia conquistado algumas cidades da Grécia, porém, foi sob o comando do filho, que este domínio se ampliou sob as cidades gregas. Até mesmo a poderosa cidade de Tebas caiu sob domínio do grande imperador. Alexandre começa então a ampliar o império, através de conquistas e acordos diplomáticos.



No ano de 333 a.C., conquistou a Pérsia (região do atual Irã) de Dario III, utilizando um exército formado por trinta mil soldados muito bem preparados. Transferiu para a Babilônia toda a corte, passando a comandar o império desta região. Logo em seguida partiu para conquistar a Síria e a Fenícia

 

Em 331 a.C., fundou a cidade de Alexandria, na região norte do Egito.



Dando continuidade às conquistas, os macedônicos dominaram a região de Gaza e o Egito. Nesta região aplicou uma conquista amigável e diplomática, pois os egípcios não resistiram com violência ao exército macedônico. Em contrapartida, Alexandre respeitou a cultura e deu liberdade de culto aos egípcios. Fundou no Egito a importante cidade de Alexandria, com a construção do monumental Farol de Alexandria (uma das sete maravilhas do mundo).



Durante uma longa viagem para a região da Índia, alvo de sua próxima conquista, seu exército recusou prosseguir, pois os combatentes estavam muito cansados. Voltaram para a Babilônia, planejando invadir a Arábia. Porém, contraiu uma febre (causa provável) e faleceu aos 33 anos.



A importância de Alexandre para o mundo antigo foi enorme, principalmente do ponto de vista cultural. Foi ele o responsável por divulgar a língua e a cultura grega pelas regiões conquistadas. A fusão da cultura oriental com a grega criou no mundo antigo o helenismo.

 

Estátua do rei macedônico Alexandre, o Grande

Alexandre, o Grande: um dos principais reis e líderes militares da Antiguidade.

 

 

Principais títulos (cargos) de Alexandre, o Grande:

 

Rei da Macedônia


de 336 a 323 a.C.



Faraó do Egito


de 331 a 323 a.C.



Alto Rei da Pérsia


de 330 a 323 a.C.

 

Busto de Alexandre, o grande quando era jovem

Busto de Alexandre, o Grande (fonte: acervo do Museu Britânico)

 

 

Como Alexandre, o Grande conseguiu tantas conquistas militares?

 

Alexandre, o Grande, herdou um reino forte e um exército experiente de seu pai, Filipe II da Macedônia. Filipe já havia preparado o terreno para a expansão ao unir a Grécia e criar uma força militar formidável. Porém, Alexandre teve a habilidade de aplicar várias estratégias para expandir o império. Entre as estratégias mais importantes, podemos citar:



1. Inovações Militares

A falange macedônica, armada com longas lanças chamadas sarissas, foi uma inovação chave desenvolvida por Filipe e usada eficazmente por Alexandre. Essa formação permitia tanto solidez defensiva quanto poder ofensivo.


2. Uso do Terreno

Alexandre era conhecido por seu uso inteligente do terreno nas batalhas. Ele frequentemente escolhia campos de batalha que maximizavam a eficácia de sua falange e cavalaria, enquanto minimizavam as vantagens de seus inimigos.


3. Táticas de Cavalaria

O uso da cavalaria foi outra marca da estratégia militar de Alexandre. Ele empregava a cavalaria para flanquear e manobrar as forças inimigas, muitas vezes liderando a carga pessoalmente, o que contribuía para a lealdade feroz de suas tropas.


4. Estratégia Ousada e Adaptativa

As estratégias de Alexandre eram caracterizadas pela ousadia e adaptabilidade. Ele era capaz de ajustar suas táticas instantaneamente, respondendo aos pontos fortes e fracos de seus oponentes.


5. Estratégia Cultural e Política

As conquistas de Alexandre não foram apenas militares, mas também culturais e políticas. Ele procurou integrar as culturas macedônica e persa, fundando cidades e espalhando a influência helenística por todo o seu império.


6. Táticas de Armas Combinadas

As campanhas de Alexandre demonstraram o uso eficaz de táticas de armas combinadas, integrando infantaria, cavalaria e guerra de sítio para alcançar seus objetivos. Essa abordagem foi inovadora para a época e contribuiu para suas numerosas vitórias.


7. Liderança Pessoal

O envolvimento pessoal de Alexandre nas batalhas e seu estilo de liderança visível inspiraram suas tropas e ajudaram a manter a unidade entre seu exército diversificado.

 

 

Você sabia?

 

- A ideia de união dos gregos com os macedônicos, para enfrentar os persas, teve como origem o projeto do pai de Alexandre, Filipe II.



- Em 2004, o diretor de cinema Oliver Stone lançou o filme Alexandre, contando a biografia deste grande imperador da Antiguidade.

 

 



Atualizado em 22/02/2024

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).