Período Helenístico
O período helenístico foi uma fase da história da Grécia Antiga marcada pela difusão da cultura grega pela Ásia Central e bacia do Mar Mediterrâneo.

O que foi (definição e período)
É o período da história da Grécia Antiga e parte do Oriente Médio que vai de 336 a.C. (do início do reinado de Alexandre, o Grande da Macedônia) até 30 a.C. (anexação do Egito, último reino helenístico, por Roma).
Contexto histórico
Alexandre, o Grande deu continuidade à política de expansão territorial de seu pai Felipe II. O Império Macedônico no período de Alexandre atingiu seu ponto máximo de conquistas territoriais. Abrangeu a Grécia, nordeste da África, Mesopotâmia, Anatólia até o rio Indo (na Índia). Portanto, gregos, persas, assírios e hindus foram conquistas pelos macedônicos.
Alexandre, o Grande, foi criado dentro da cultura grega, pois havia sido educado por Aristóteles, um dos principais filósofos da Grécia Antiga. Ele também teve contato também com a cultura oriental dos diversos povos que faziam parte do Império Macedônico. Esta fusão de aspectos culturais gregos e orientais é conhecida como Helenismo.
Com a morte de Alexandre em 323 a.C. teve início o esfacelamento do Império Macedônico. O território foi fragmentado entre generais, enfraquecendo o poder. Aproveitando do enfraquecimento político-administrativo do que restava, Roma conquistou o Império Macedônico no século I a.C.
|
Mapa mostrando as regiões com influência do helenismo |
Características principais deste período:
1. Nas Artes Plásticas e Arquitetura
As influências artísticas da cultura grega espalharam-se por todo Império Macedônico, influenciando artistas. O realismo e a temática voltada para o dramático foram as principais características deste período.
Principais obras: Vitória de Samotrácia (escultura); Laocoonte e seus filhos (escultura em mármore); Altar de Pérgamo (estrutura arquitetônica dedicada a Zeus); Vênus de Milo (estátua de mármore).
![]() |
Vitória de Samotrácia (por volta de 220 a.C.): escultura da deusa grega Nice: exemplo de obra de arte helenística. |
2. Na Filosofia
Houve três importantes escolas filosóficas neste período:
- Estoicismo: ética naturalista, visão unificada do mundo e lógica formal. Principais filósofos: Zenão de Cítio, Cleanto, Panécio de Rodes, Sêneca e Epicteto.
- Epicurismo: busca da felicidade e da tranquilidade através do conhecimento do mundo (dos desejos, da morte, dos medos e dos deuses) e da moderação dos prazeres. Principal filósofo: Epicuro.
- Ceticismo: a dúvida sobre as coisas do mundo é um dos principais preceitos do ceticismo. Principais filósofos: Pirro de Élis, Arcesilau e Carnéades.
3. Na Literatura
Infelizmente, grande parte das obras deste período foi perdida. Mas podemos destacar alguns escritores helenísticos como, por exemplo:
- Calímaco: mitógrafo, poeta e bibliotecário grego, escreveu poemas épicos, hinos e epigramas.
- Teócrito: a simplicidade foi uma das principais características de seus poemas épicos e bucólicos.
4. Nas Ciências
O helenismo apresentou grandes avanços nas Ciências, principalmente na Matemática, na Física, na Geografia e na Astronomia. Entre os principais cientistas da época, podemos citar: Eratóstenes (geógrafo e matemático grego), Euclides de Alexandria (matemático grego, considerado o "pai da Geometria"), Cláudio Ptolomeu (geógrafo, cartógrafo, matemático e astrônomo grego) e Arquimedes de Siracusa (físico, inventor e matemático grego).
Curiosidades históricas:
- O termo helenismo foi usado, pela primeira vez, em meados do século XIX pelo historiador alemão Johann Gustav Droysen.
- O mosaico surgiu no período helenístico.
![]() |
Alexandre, o Grande (rei da Macedônia): principal responsável pela formação da cultura helenística. |
Última revisão e atualização: 14/07/2023
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
Período Helenístico - Estoicismo, Ceticismo e Epicurismo (audiolivro)
Autor: Matheus, Carlos Eduardo
Editora: Universidade Falada
Fontes de pesquisa utilizadas na elaboração do artigo:
- EYLER, Flávia Maria Schlee. História Antiga – Grécia e Roma: a formação do Ocidente. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.
- VICENTINO, Cláudio. História Geral – volume único. São Paulo: Editora Scipione, 2011.