Invasão Holandesa no Brasil
A Invasão Holandesa no Brasil foi uma série de campanhas militares realizadas pelos holandeses no século XVII para conquistar e controlar partes do território brasileiro, especialmente na região Nordeste.
Invasão holandesa no Brasil, conquista e administração
A invasão holandesa fez parte do projeto da Holanda (Países Baixos) em ocupar e administrar o Nordeste Brasileiro através da Companhia Holandesa das Índias Ocidentais.
Após a União Ibérica (domínio da Espanha em Portugal entre os anos de 1580 e 1640), a Holanda resolveu enviar suas expedições militares para conquistarem a região nordeste brasileira. O objetivo holandês era restabelecer o comércio do açúcar entre o Brasil e Holanda, proibido pela Espanha após a União Ibérica.
A primeira expedição invasora ocorreu em 1624 contra Salvador (capital do Brasil na época). Comandados por Jacob Willekens, mais de 1500 homens conquistaram Salvador e estabeleceram um governo na capital brasileira. Os holandeses foram expulsos no ano seguinte, quando chegaram reforços da Espanha.
Em 1630, houve uma segunda expedição militar holandesa, desta vez contra a cidade de Olinda (Pernambuco). Após uma resistência luso-brasileira, os holandeses dominaram a região, estabeleceram um governo e retomaram o comércio de açúcar com a região nordestina brasileira.
Em 1637, a Holanda enviou o conde Maurício de Nassau para administrar as terras conquistadas e estabelecer uma colônia holandesa no Brasil. Até 1654, os holandeses dominaram grande parte do território nordestino.
Os holandeses dominaram algumas regiões do Nordeste do Brasil no século XVII. |
Principais aspectos da administração de Nassau no Nordeste do Brasil:
• Estabeleceu relações amigáveis entre holandeses e senhores de engenho brasileiros.
• Incentivou, através de empréstimos, a reestruturação dos engenhos de açúcar do Nordeste.
• Introduziu inovações com relação à fabricação de açúcar.
• Favoreceu um clima de tolerância e liberdade religiosa.
• Modernizou a cidade de Recife, construindo diques, canais, palácios, pontes e jardins.
• Estabeleceu e organizou os sistemas de coleta de lixo e os serviços de bombeiros em Recife.
• Determinou a construção em Recife de um observatório astronômico, um Jardim Botânico, um museu natural e um zoológico.
• Nassau apoiou expedições científicas e artísticas, resultando em valiosas contribuições para o conhecimento da flora, fauna e povos indígenas do Brasil.
Expulsão dos holandeses
Em 1654, após muitas guerras e conflitos, finalmente os colonos portugueses (apoiados por militares de Portugal e Inglaterra) conseguiram expulsar definitivamente os holandeses do território brasileiro e retomar o controle do Nordeste Brasileiro.
Batalha dos Guararapes (1649): expulsão dos holandeses do Brasil. |
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
BOXER, Charles R. Os holandeses no Brasil (1624 - 1654). São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.
Vídeo indicado no YouTube:
INVASÃO HOLANDESA - BRASIL COLÔNIA | Resumo de História do Brasil para o Enem - Curso Enem Gratuito