Queda da Bastilha

A Revolução Francesa teve como marco inicial a Queda da Bastilha.

Queda da Bastilha durante a Revolução Francesa
Queda da Bastilha durante a Revolução Francesa


O que era a Bastilha e sua história


A Bastilha era uma fortaleza (construção fortificada para proteger uma área)  situada em Paris, capital da França. Começou a ser construída no ano de 1370, durante o reinado de Carlos V. Foi concluída, doze anos depois, em 1382.



No século XV, foi transformada pela monarquia francesa numa prisão de Estado, ou seja, um local onde eram presos aqueles que discordavam ou representavam uma ameaça ao poder absolutista dos reis. 



Tornou-se um símbolo do absolutismo francês, sendo que vários intelectuais e políticos foram presos em seus cárceres. Entre os prisioneiros mais famosos, podemos citar: Bassompierre, Foucquet, o homem da máscara de ferro, duque de O’rleans, Voltaire, Latude entre outros.

 

A Tomada da Bastilha na Revolução Francesa



Durante a Revolução Francesa (1789) foi atacada e tomada pelos revolucionários, em 14 de julho. Os presos políticos foram libertados. A Queda da Bastilha tornou-se um marco e símbolo da queda da monarquia francesa. Inclusive, o 14 de julho foi escolhido pelos franceses como feriado nacional e data de celebração da Revolução Francesa.

 

Pintura mostrando a Queda da Bastilha

 A Tomada da Bastilha (pintura de um artista anônimo)

 

 

 



Última revisão: 29/10/2021


Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).

Temas relacionados