Estrabão

Estrabão foi um historiador e geógrafo grego da Antiguidade.

Estrabão: importante geógrafo e historiador da Antiguidade Clássica
Estrabão: importante geógrafo e historiador da Antiguidade Clássica

 

Quem foi

 

Estrabão foi um filósofo, historiador e geógrafo grego. Viveu na região da Ásia Menor, área de colonização grega e dominada pelos romanos, entre o período de transição da República Romana para o Império Romano, ou seja, no final do século I a.C. e início da Era Cristã.

 

Nesse período em que viveu, ocorreram eventos históricos significativos, incluindo a ascensão do Império Romano e o reinado de Augusto. Suas obras fornecem informações sobre a transição da República Romana para o Império Romano.



Importância de sua obra

 

Sua obra Geografia (conjunto de 17 livros) é de grande importância para o estudo histórico e geográfico da Antiguidade, pois descreve a cultura e aspectos geográficos da Ásia Menor e regiões do Império Romano no século I a.C. (norte da África, Grécia, Egito e regiões do Oriente Próximo).

 

Nessa grandiosa obra, também é possível conhecer a história do processo de romanização da Gália (na atual França) e Península Ibérica.



Biografia resumida:

 

Estrabão nasceu em 63 a.C. (ano provável) na cidade de Amásia (atual Turquia).

 

Filho de uma família rica, conseguiu seguir uma vida no campo dos estudos. Estudou Filosofia e Geografia em Roma.

 

Escreveu sua grande obra, Geografia, entre os anos de 7 e 19 da Era Cristã.

 

Estrabão fez várias viagens por regiões sob domínio romano, que lhe proporcionaram valiosas experiências e conhecimentos históricos e geográficos.

 

Faleceu no ano 24 d.C., por volta dos 87 anos, em alguma cidade da Ásia Menor (não temos registros do seu local de falecimento).



Curiosidades históricas:

 

- A palavra estrabismo tem origem nesse personagem histórico. Os romanos chamavam de estrabão as pessoas que possuíam algum tipo de deformidade nos olhos como, por exemplo, o estrabismo. Provavelmente, o antigo geógrafo grego possuía esse tipo de problema de visão.

 

- No tocante à Filosofia, Estrabão é considerado um seguidor do Estoicismo. Porém, foi também, de acordo com várias passagens de sua obra, um defensor do imperialismo romano.

 

Retrato de do geógrafo grego Estrabão segurando um globo terrestre.

Estrabão: suas pesquisas e descobertas na Antiguidade foram muito importantes para o avanço do conhecimento geográfico.

 

 




Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).