Estrabão
Estrabão foi um historiador e geógrafo grego da Antiguidade.
Quem foi
Estrabão foi um filósofo, historiador e geógrafo grego. Viveu na região da Ásia Menor, área de colonização grega e dominada pelos romanos, entre o período de transição da República Romana para o Império Romano, ou seja, no final do século I a.C. e início da Era Cristã.
Nesse período em que viveu, ocorreram eventos históricos significativos, incluindo a ascensão do Império Romano e o reinado de Augusto. Suas obras fornecem informações sobre a transição da República Romana para o Império Romano.
Importância de sua obra
Sua obra Geografia (conjunto de 17 livros) é de grande importância para o estudo histórico e geográfico da Antiguidade, pois descreve a cultura e aspectos geográficos da Ásia Menor e regiões do Império Romano no século I a.C. (norte da África, Grécia, Egito e regiões do Oriente Próximo).
Nessa grandiosa obra, também é possível conhecer a história do processo de romanização da Gália (na atual França) e Península Ibérica.
Biografia resumida:
Estrabão nasceu em 63 a.C. (ano provável) na cidade de Amásia (atual Turquia).
Filho de uma família rica, conseguiu seguir uma vida no campo dos estudos. Estudou Filosofia e Geografia em Roma.
Escreveu sua grande obra, Geografia, entre os anos de 7 e 19 da Era Cristã.
Estrabão fez várias viagens por regiões sob domínio romano, que lhe proporcionaram valiosas experiências e conhecimentos históricos e geográficos.
Faleceu no ano 24 d.C., por volta dos 87 anos, em alguma cidade da Ásia Menor (não temos registros do seu local de falecimento).
Curiosidades históricas:
- A palavra estrabismo tem origem nesse personagem histórico. Os romanos chamavam de estrabão as pessoas que possuíam algum tipo de deformidade nos olhos como, por exemplo, o estrabismo. Provavelmente, o antigo geógrafo grego possuía esse tipo de problema de visão.
- No tocante à Filosofia, Estrabão é considerado um seguidor do Estoicismo. Porém, foi também, de acordo com várias passagens de sua obra, um defensor do imperialismo romano.
Estrabão: suas pesquisas e descobertas na Antiguidade foram muito importantes para o avanço do conhecimento geográfico. |
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Temas relacionados
Bibliografia e vídeos indicados:
.