Jesuítas na História do Brasil
Os jesuítas eram padres católicos da Companhia de Jesus, que vieram para o Brasil no início da colonização para catequizarem os índios.
Introdução: os jesuítas no Brasil Colonial
Os jesuítas são religiosos da Igreja Católica que fazem parte da Companhia de Jesus. Esta ordem religiosa foi fundada em 1534 por Inácio de Loiola. A Companhia de Jesus foi criada logo após a Reforma Protestante (século XVI), como uma forma de barrar o avanço do protestantismo no mundo. Portanto, esta ordem religiosa foi criada no contexto da Contrarreforma Católica. Os primeiros jesuítas chegaram ao Brasil no ano de 1549, com a expedição de Tomé de Souza.
Objetivos dos jesuítas no período da colonização brasileira:
• Levar o Catolicismo para as regiões recém-descobertas, no século XVI, principalmente à América;
• Catequizar os índios americanos, transmitindo-lhes as línguas portuguesa e espanhola, os costumes europeus e a religião católica;
• Difundir o catolicismo na Índia, China e África, evitando o avanço do protestantismo nestas regiões;
• Atuar como defensores dos povos indígenas contra os abusos dos colonizadores e exploradores. Eles buscavam proteger os nativos da escravização e promover práticas mais justas em relação aos povos indígenas.
• Construir e desenvolver escolas católicas em diversas regiões do mundo.
Padre Manoel da Nóbrega abençoando as tropas (pintura de Benedito Calixto). |
Jesuítas que atuaram no Brasil Colonial
Podemos destacar os seguintes jesuítas que vieram ao Brasil no século XVI: Padre Manoel da Nóbrega, Padre José de Anchieta, Padre Antônio Vieira e Padre João Felipe Bettendorf.
Expulsão do Brasil
Em 1760, alegando conspiração contra o reino português, o Marquês de Pombal expulsou os jesuítas do Brasil, confiscando os bens da ordem.
Curiosidades históricas:
- A ordem dos jesuítas foi extinta pelo papa Clemente XIV, no ano de 1773. Somente no ano de 1814 que ela voltou a ser aceita pela Igreja Católica, graças ao papa Pio VII.
- Para transmitir os ensinamentos religiosos aos indígenas, os jesuítas aprendiam a língua nativa (principalmente o tupi) para poderem se comunicar melhor. Eles também traduziram, para o tupi, músicas, livros religiosos, passagens bíblicas e até a missa.
A Companhia de Jesus
Símbolo (logo) atual da Companhia de Jesus
|
Criação da Companhia de Jesus
A ordem nasceu da atividade de Inácio, um soldado espanhol que se converteu durante um período de convalescença. Depois de intensa oração, ele compôs os Exercícios Espirituais, um guia de aproximação a Jesus Cristo. Em 1534, em Paris, seis jovens que o haviam conhecido na Universidade de Paris e fizeram um retiro de acordo com os Exercícios Espirituais juntaram-se a ele em votos de pobreza e castidade. Prometeram ainda aceitar qualquer trabalho apostólico solicitado pelo papa.
Em 1539, Inácio redigiu o primeiro esboço da organização da ordem, aprovada pelo papa Paulo III em 1540.
Principais inovações e atuação dos jesuítas
A ordem introduziu várias inovações na forma da vida religiosa. Entre elas, a descontinuidade de práticas medievais, como penitências e jejuns obrigatórios para todos. Também instituiu um uniforme comum e a recitação coral da liturgia. A autoridade foi centralizada no chefe da ordem, que tinha mandato vitalício; havia gradação dos membros e falta de um ramo feminino. Particular ênfase foi dada à virtude da obediência, especialmente ao papa.
Você sabia?
- Vários jesuítas, entre eles os padres José de Anchieta e Manoel da Nóbrega, vieram para o Brasil no começo do século XVI para atuarem, principalmente, na catequização de indígenas.
- O lema da Companhia de Jesus é "Para a maior glória de Deus". Em latim é Ad maiorem Dei gloriam.
- A sigla dessa ordem religiosa é S.J.
- As atividades atuais principais da Companhia de Jesus são: missão (divulgação do cristianismo em regiões sem religião) e educação.
- Atualmente, a ordem é composta por, aproximadamente, 19 mil membros no mundo todo. Sua sede fica na cidade de Roma (Itália).
Inácio de Loyola: o primeiro líder da Companhia de Jesus. |
As Reduções Jesuíticas
Também conhecidas como missões, as reduções foram aldeamentos criados pelos padres jesuítas, da Companhia de Jesus, com o objetivo do catequizar os índios brasileiros, além de transmitir para eles os costumes e a cultura europeia.
A maioria das reduções foi fundada no século XVI, porém somente no século XVII atingiram o nível de pleno funcionamento.
As reduções se estabeleceram, principalmente, na região Sul do Brasil e na Amazônia. No Sul, a maior e mais conhecida foi a redução Sete Povos das Missões.
Nas reduções existiam casas, igrejas e uma organização social definida pelos padres jesuítas. Os padres e os índios trabalhavam para o bom funcionamento da redução. Em algumas reduções era utilizada também a mão de obra escrava de origem africana.
Muitas reduções se transformaram em vilas e depois em cidades, principalmente na região Sul do Brasil.
Você sabia?
- Além do Brasil, vários países da América Espanhola também tiveram a criação e funcionamento das reduções jesuíticas.
Planta urbanística da redução jesuítica de São Miguel Arcanjo (sul do Brasil) |
QUIZ
Qual das alternativas abaixo apresenta um personagem histórico que não foi um jesuíta?
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Temas relacionados
Bibliografia e vídeos indicados:
Vídeo indicado no YouTube:
OS JESUÍTAS NO BRASIL, AS MISSÕES E A RELAÇÃO COM PORTUGAL - Canal Parabólica