Características da Filosofia Pré-Socrática

Conheça as principais características da Filosofia Pré-Socrática.

Explicação resumida sobre as características da filosofia pré-socrática
Explicação resumida sobre as características da filosofia pré-socrática

 

Quais foram as principais características da Filosofia Pré-Socrática?

 


• A Filosofia Pré-Socrática surge aproximadamente entre VI a.C. na Grécia Antiga, dando início ao pensamento científico com a busca à origem do universo e da vida. Ocorre nesse período, o início da filosofia e a ruptura com o pensamento mítico como forma de explicação dos fenômenos naturais.


• Considerada filosofia da natureza (physis), esta corrente era baseada na observação dos fenômenos naturais, para isto, buscavam-se princípios e leis que regem o universo. Os principais filósofos a destacar são: Tales de Mileto, Anaximandro, Anaxímenes, Pitágoras, Heráclito, Parmênides. Estes filósofos estão distribuídos nas seguintes escolas: Jônica, Pitagórica, Eleata e Pluralista.


• Os pré-socráticos buscavam um elemento essencial que pudesse explicar todos os outros fenômenos naturais. Um exemplo surge com Tales de Mileto, fundador da Escola Jônica e considerado o primeiro filósofo da história. Tales, a partir da observação da physis (natureza) observava na água a origem de todas as coisas (arché).


• Também da Escola Jônica, os filósofos seguiram a tradição de atribuir explicações sobre o universo a outros elementos da natureza, como o fogo e o ar. Para Anaximandro, o ar era o princípio originário do universo, enquanto que para Heráclito, toda mudança que ocorre na natureza é a partir do fogo.


• Dentre as escolas citadas, a escola de Pitágoras, é a grande responsável por atribuir à natureza princípios matemáticos. Enquanto para Tales, por exemplo, a origem de tudo está na água, a resposta segundo Pitágoras pode ser encontrada a partir da observação das figuras geométricas na natureza.

 

• A filosofia pré-socrática era fortemente focada na Metafísica, lidando com questões de ser e existência, mudança e permanência.

 

Conclusão: Importante ressaltar que neste contexto ainda não havia a divisão dos saberes científicos. Contudo, a filosofia dos pré-socráticos caracteriza-se como mãe da ciência por dar origem à todas as produções de conhecimento nas quais hoje conhecemos.

 

Pintura do filósofo pré-socrático Anaximandro de Mileto

Anaximandro de Mileto: um dos principais representantes da filosofia pré-socrática.

 

 


 

Por Misleine Neris de Souza Silva - Licenciada em História pela Faculdade JK de Brasília (2012) e Pós-Graduada em História Cultural pelo Centro Universitário Claretiano (2014).