Planetas Jovianos e Telúricos
Planetas Jovianos são grandes e gasosos como Júpiter e Saturno, enquanto Planetas Telúricos são pequenos e rochosos como a Terra e Marte.
Introdução (classificação)
De acordo com suas principais características físicas, os planetas do sistema solar podem ser classificados em telúricos e jovianos.
1. Planetas Telúricos e suas principais características
Também conhecidos como planetas terrestres, são aqueles que possuem atmosferas formadas por elementos químicos densos. Porém, vale ressaltar que suas atmosferas são bem distintas. Os planetas terrestres possuem poucos ou nenhum satélite natural. Esses planetas estão mais próximos do Sol do que os gasosos.
Os seguintes planetas são classificados como telúricos:
- Planeta Terra
- Planeta Mercúrio
- Planeta Marte
Planeta Terra: exemplo de planeta telúrico |
2. Planetas Jovianos e suas principais características
Também chamados de planetas gasosos, são aqueles que estão mais distantes do Sol. As atmosferas destes planetas são muito espessas, sendo que suas composições químicas são bem parecidas com a do Sol. Hidrogênio e Hélio são os principais gases presentes na atmosfera desses planetas. O núcleo deles é pequeno, solido e composto, principalmente, por carbono e silicatos. Outra característica destes planetas é que possuem estruturas e dinâmicas complexas.
Os seguintes planetas são classificados como jovianos:
- Planeta Júpiter
- Planeta Saturno
- Planeta Urano
- Planeta Netuno
Você sabia?
O Cinturão de Asteroides está localizado na região entre os planetas terrestres e gasosos. Nesta área espacial, entre as órbitas de Júpiter e Marte, existe uma grande quantidade de asteroides em movimento.
Saturno: exemplo de planeta joviano. |
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
STUART, Colin. A História do Universo para quem tem pressa: Do Big Bang às mais recentes descobertas da astronomia!. Rio de Janeiro: Valentina, 2018.