Sófocles

Sófocles foi um dramaturgo grego da antiguidade, famoso por suas tragédias, incluindo "Édipo Rei" e "Antígona", que são fundamentais na literatura clássica.

Sófocles: importante representante do teatro da Grécia Antiga
Sófocles: importante representante do teatro da Grécia Antiga

 

Quem foi



Sófocles foi um importante dramaturgo da Grécia Antiga. Nasceu na cidade-estado de Atenas em 496 a.C. e morreu em 406 a.C. É considerado um dos grandes representantes do teatro grego antigo, junto com Eurípedes e Ésquilo. Viveu no período de maior desenvolvimento cultural de Atenas.

 

Biografia resumida

 

Filho de um fabricante de armaduras de nome Sófilo, Sófocles recebeu na infância e juventude uma educação bem tradicional, nos moldes atenienses, ou seja, com valorização dos aspectos culturais. Ainda na juventude, dirigiu um coral de criança, formado para comemorar a vitória ateniense na batalha de Salamina (480 a.C.).



No ano de 468 a.C., aos 28 anos, participou de um concurso de arte dramática, em que venceu Ésquilo. Porém, foi derrotado, num concurso realizado em 441 a.C., por outro importante dramaturgo da época, Eurípedes. Durante a vida ganhou vários concursos ligados ao teatro e obteve justo reconhecimento da sociedade por seu talento na criação de sátiras e tragédias.




Principais características de sua obra:



A obra de Sófocles é de grande reconhecimento até os dias de hoje, pois ele foi capaz de criar inovações na técnica dramática. Entre estas inovações, podemos citar: a técnica de introduzir um terceiro personagem na cena e o rompimento com a tradição das trilogias.



Entre os principais temas abordados pelo teatro de Sófocles, podemos citar a religião (principalmente a intervenção dos deuses), a natureza humana, a política, a ética e a moral.

 

Usou em suas peças de teatro, muitos diálogos, coros (várias pessoas falando a mesma coisa de forma sincronizada) e monólogos.

 

Sófocles se destacou na criação de personagens complexos e multifacetados, movidos por emoções poderosas e dilemas morais profundos. Seus personagens não são meros arquétipos, mas profundamente humanos, com suas virtudes e falhas, tornando-os relacionáveis ao público.

 

Utilizou magistralmente a ironia trágica, onde o público está ciente do destino que aguarda os personagens, aumentando a sensação de desgraça iminente e intensidade emocional.

 

Suas peças são caracterizadas também por uma linguagem rica e expressiva que varia de altamente decorativa e poética a simples e direta, dependendo das necessidades dramáticas do momento.




Principais obras de Sófocles



Segundo os historiadores, Sófocles escreveu aproximadamente 120 peças de teatro. Porém, com o passar dos tempos, poucas peças sobreviveram até nossos dias.



- Ajax 


- Antígona 


- As Traquíneas 


- Édipo Rei 


- Electra 


- Filoctetes 


- Édipo em Colono


- Tereus

- Perseguindo sátiros



Exemplos de frases:

 

- "É tolo quem quer se opor ao amor, como se pudesse lutar com ele".


- "O céu não ajuda a quem não quer se mexer".

 

Estátua do dramaturgo grego Sófocles

Sófocles: foi um dos principais dramaturgos da Grécia Antiga.

 

 



Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).