Rei Momo
O rei Momo é uma figura simbólica e festiva que, tradicionalmente, recebe as chaves da cidade e inaugura oficialmente as celebrações do Carnaval, representando a alegria, a folia e a inversão de papéis sociais durante o período carnavalesco.
Origem da tradição
O rei Momo é inspirado na mitologia grega, em que Momos era um personagem mitológico que personificava a ironia e o sarcasmo. No Brasil, este personagem mitológico foi adaptado para as festas carnavalescas, tornando-se um dos principais símbolos do carnaval.
Como é o rei Momo atual
O rei Momo deve ser uma pessoa que goste muito de carnaval e de preferência gordo. Deve ser animado, pois é ele quem vai animar e comandar as festas de carnaval. O rei Momo deve ser também simpático, brincalhão, divertido e bem-humorado.
Em algumas cidades como, por exemplo, o Rio de Janeiro existe uma tradição em que o prefeito entrega a chave da cidade para o rei Momo. Desta forma, simbolicamente, o rei Momo governa a cidade nos quatro dias de folia.
Como é escolhido
Atualmente, cada cidade, em que há carnaval organizado, escolhe um rei Momo através de eleições (votam pessoas ligadas à organização do carnaval).
Curiosidades:
- A figura do rei Momo apareceu no Brasil nos carnavais do começo da década de 1930.
- De acordo com o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, momo é sinônimo de comediante e zombaria. Ainda de acordo com este dicionário, na Idade Média (em Portugal e Espanha do século XVI), "momo" era o nome dado a uma encenação curta com uso de máscaras.
Rei Momo segurando a chave da cidade. |
Rei Momo: um dos símbolos mais tradicionais e alegres da festa do carnaval brasileiro. |
Temas relacionados
Bibliografia e vídeos indicados:
.