Construtivismo na Educação
O construtivismo é uma teoria da aprendizagem desenvolvida por Jean Piaget.

O que é, surgimento e desenvolvimento
O construtivismo é uma teoria da aprendizagem, também entendida como uma corrente pedagógica, que tem como principal foco o entendimento da obtenção da aprendizagem relacionado com a interação do indivíduo com o meio.
O construtivismo foi desenvolvido pelo psicólogo e epistemólogo suíço Jean Piaget, no início da década de 1920. Também foi de fundamental importância, para o desenvolvimento do construtivismo, as pesquisas realizadas pelo psicólogo russo Lev Vygotsky.
Devemos também destacar o importante papel da psicóloga argentina, seguidora de Piaget, Emilia Ferreiro. Esta foi de fundamental importância, pois desenvolveu o construtivismo no campo da alfabetização de crianças.
Principais princípios e características do construtivismo:
- O centro do processo de aprendizagem é o aluno.
- O professor não é um mero transmissor de informações, mas sim um facilitador e orientador do processo de aprendizagem. O professor tem a função de colocar o estudante diante de situações (práticas ou teóricas), para estes encontrarem soluções e, desta forma, construam o conhecimento. Neste processo, a experiência de vida do aluno e seus conhecimentos, anteriormente adquiridos, são de fundamental importância.
- Os níveis de amadurecimento, desenvolvimento e conhecimento de cada aluno deve ser respeitado e levado em consideração no processo de aprendizagem.
- Ao docente cabe também a função de incentivar os alunos na busca de novos conhecimentos e na aprendizagem de novos conceitos.
- O aprendizado vai sendo construído aos poucos. Um novo conhecimento ou conceito é aprendido a partir de conhecimentos e conceitos anteriores.
- O ensino é realizado e percebido como um processo dinâmico e não estático, como ocorre nos métodos pedagógicos tradicionais.
- O conhecimento não é entendido como uma versão exata da realidade, mas sim uma reconstrução daquele que está aprendendo.
|
Emilia Ferreiro: educadora argentina que foi fundamental na aplicação do Construtivismo para a alfabetização de crianças. |
Você sabia?
- O construtivismo surgiu em oposição ao behaviorismo (comportamentalismo), que é uma teoria psicológica que dá ênfase ao comportamento humano, destacando o processo de estímulo resposta.
- É comemorado em 28 de abril o Dia Internacional da Educação.
|
Aulas práticas e dinâmicas são essenciais para a pedagogia construtivista. |
Última atualização em: 01/06/2022
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
O construtivismo na sala de aula
Autor: Coll, Cesar
Editora: Ática
Piaget - experiências básicas para utilização pelo professor
Autor: Goulart, Iris Barbosa
Editora: Vozes