Ásia: dados gerais e geográficos
A Ásia é o maior e mais populoso continente do mundo.
Introdução (localização e limites geográficos)
A Ásia é um continente cujas terras estão localizadas, em maior parte, no hemisfério norte (oriental e setentrional). Ao Norte, a Ásia é banhada pelo Oceano Ártico; ao sul pelo Oceano Índico; ao leste pelo Oceano Pacífico e a oeste faz fronteira com a Europa e África.
Informações, dados e características da Ásia:
• A área do continente asiático é de 44.482.000 km². É o maior continente do mundo com 29,4% das terras emersas.
• É também o continente mais populoso do mundo com 4,5 bilhões de habitantes (pouco mais de 60% da população mundial). * Dados referentes ao ano de 2023 (estimativa).
• A altitude média do continente asiático é de 950 metros.
• O analfabetismo vem diminuindo no continente, atingindo, aproximadamente, 20% da população.
O clima da Ásia pode ser dividido em quatro regiões climáticas:
Clima Siberiano (extremo norte da Ásia): temperaturas baixíssimas, presença de tundra ao norte, taiga no centro e estepes ao sul.
Clima Mediterrâneo (Ásia Menor): verões quentes e secos e invernos com muita chuva.
Clima Desértico (Síria, Arábia, Índia e Irã): regiões com temperaturas elevadas durante o dia e frias à noite. Regiões áridas com baixo índice pluviométrico (chuvas).
Clima de Monções (Ásia Oriental e Meridional): inverno seco e verão extremamente chuvoso.
Economia asiática
No campo econômico destaca-se o Japão (economia forte e industrializada desde o fim da Segunda Guerra Mundial), a Índia e a China. Estes últimos países vêm apresentando forte crescimento econômico desde a década de 90. O PIB (Produto Interno Bruto) da China, por exemplo, apresenta crescimento, em média, de 8% ao ano (nos últimos anos).
O Bloco econômico mais importante na Ásia é a APEC (Asia-Pacific Economic Cooperation, traduzido, Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico). Atualmente, fazem parte 20 países e uma região administrativa especial da China (Hong Kong), sendo que a maioria é de países asiáticos (Austrália, Brunei, Chile, Canadá, China, Indonésia, Japão, Coreia do Sul, México, Malásia, Nova Zelândia, Papua-Nova Guiné, Filipinas, Rússia, Peru, Cingapura; Taiwan, Tailândia, Estados Unidos e Vietnã).
Religião
As principais religiões seguidas no continente são: islamismo, hinduísmo e budismo.
GEOGRAFIA
Relevo
O relevo do continente asiático se destaca pelas suas grandes cadeias montanhosas, onde são encontrados os picos mais elevados do planeta, como o Everest e o K2, que superam os 8 mil metros de altitude. Além das altas montanhas, o relevo da Ásia apresenta depressões absolutas como a Depressão do Mar Morto, a mais profunda do planeta, com 395 metros abaixo do nível do mar.
Clima
No extremo noroeste do continente ocorre o clima polar, com temperaturas baixas o ano todo. Mais ao sul, na porção central do continente, prevalece o clima temperado continental, com invernos rigorosos e verões quentes. Essa oscilação de temperatura se deve à baixa umidade da região, localizada distante do oceano. Nas áreas que estão localizadas mais próximas ao litoral ocorre o clima temperado oceânico, cuja variação de temperatura entre as estações é menor.
Na porção sul do continente ocorrem os climas tropical e equatorial. A porção sul e sudeste da Ásia sofre forte influência dos ventos de monções. No verão, esses ventos sopram do oceano para o continente carregados de umidade, provocando chuvas intensas de junho a agosto.
Apesar das chuvas abundantes no verão, a paisagem da Ásia é marcada pela presença de grandes desertos (áreas de clima seco), como os desertos da Arábia e o deserto de Gobi.
Clima Polar do Extremo Noroeste da Ásia (principalmente região da Sibéria). |
Hidrografia
A Ásia é cortada por grandes rios que, além de sua importância ambiental, apresentam relevância histórico-cultural para diversos povos do planeta, como o Rio Ganges, na Índia, o Rio Jordão, na Palestina, o Volga, na Rússia e o Tigre e Eufrates, no Iraque.
Grande parte dos rios asiáticos apresentam regime pluvial e nival, já que são influenciados pelas chuvas de monções e pelo derretimento das geleiras localizadas no alto das montanhas. Outro aspecto importante da hidrografia da Ásia é a presença de extensas bacias endorreicas (bacias hidrográficas sem saída para o mar). O Mar Cáspio, por exemplo, é um lago endorreico que integra a bacia da Ásia Central e onde deságua o rio Volga, um dos rios mais extensos da Europa.
Vegetação
No extremo norte da Ásia a paisagem é tomada pela neve e não há vegetação, porém, avançando ao sul é possível encontrar a tundra no verão. No centro do continente e nas regiões de maior altitude, predomina a taiga, floresta conífera adaptada ao clima frio.
No interior da Ásia, em áreas afetadas pela baixa pluviosidade e pelo clima frio, destacam-se as estepes. Já ao sul e sudeste ocorrem florestas densas e úmidas. Em algumas áreas, essa floresta dá lugar a formações menos densas, parecidas com a savana.
No extremo oriente, na China, Rússia e Japão, são encontradas florestas temperadas e, em regiões semiáridas, localizadas no interior do continente, vegetações arbustivas e rasteiras adaptadas ao clima seco.
Taiga (floresta de coníferas): vegetação típica do clima frio presente no norte da Ásia. |
Outros aspectos geográficos do continente:
- Entre as cidades mais populosas da Ásia, podemos citar: Mumbai ou Bombaim na Índia (16,1 milhões de habitantes), Karachi no Paquistão (14,3 milhões), Xangai na China (25,1 milhões), Tóquio no Japão (13,9 milhões de habitantes) e Nova Délhi na Índia (13,1 milhões de habitantes). (dados referentes ao ano de 2023 - estimativas)
- Países que fazem parte da Ásia: Afeganistão, Arábia Saudita, Azerbaijão, Bahrein, Bangladesh, Brunei, Butão, Camboja, Cazaquistão, República Popular da China, Cingapura, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, Iêmen, Índia, Indonésia, Irã, Iraque, Israel, Japão, Jordânia, Kuwait, Laos, Líbano, Maldivas, Malásia, Mongólia, Mianmar, Nepal, Omã, Paquistão, Qatar, Quirguistão, Rússia, Síria, Sri Lanka, Tadjiquistão, Tailândia, Taiwan, Timor-Leste, Turcomenistão, Turquia, Uzbequistão e Vietnã.
- Territórios asiáticos: Cisjordânia, Chagos, Cocos, Faixa de Gaza, Macau, Hong Kong, e Ilhas Christimas.
- Principais rios da Ásia: Yangtze, Ienissei, Huang He, Amur, Lena, Mekong, Volga, Eufrates e Indo.
- Principais ilhas da Ásia: Grande Comore, ilhas Agalega, Sumatra, Honshu, Sulawesi, Java e Bornéu.
- Principais lagos: Mar de Aral, Mar Cáspio, Lago Baikal, Lago Balkash e Lago de Van.
- Montanhas mais altas: Monte Everest (entre o Nepal e China) com 8.848 metros e o K2 (entre a China e Paquistão) com 8.611 metros.
- Maior mar: Mar da China Meridional com 2.316.260 km² de área.
- Maior golfo: Golfo de Bengala, localizado no nordeste do Oceano Índico, com 2.172.000 km².
- Maior depressão: Fossa das Filipinas, localizada no Oceano Pacífico a leste das ilhas Filipinas, com cerca de 11 mil metros abaixo do nível do mar.
- Principais desertos: Deserto de Gobi (entre Mongólia e China) com 1,3 milhões de km², Deserto da Arábia (Arábia Saudita) com 2,3 milhões de km² e o Deserto de Thar (Paquistão e Índia) com 200 mil km².
- O continente asiático apresenta uma fauna diversificada e rica. As principais espécies de animais que habitam este continente são: elefante asiático, camelo, pavão, raposa polar, antílope indiano, tigre, rinoceronte asiático, panda gigante e orangotango.
- Tectonismo: o território asiático possuí uma significativa ação do tectonismo. Este fenômeno é um dos principais geradores da cadeias montanhosas no continente.
Curiosidades:
- O menor país do continente asiático é a Maldiva com 298 km² de superfície.
- O maior país do continente asiático é a Rússia com 17.098.242 km² de superfície.
- Mais de 50% da população asiática habitam apenas dois países: Índia e China.
Mapa da Ásia (clique nele para ampilar) - fonte do mapa: commons.wikimedia.org. |
Países da Ásia e suas capitais:
Afeganistão – Cabul
Arábia Saudita – Riad
Azerbaijão - Baku
Bangladesh – Dacca
Barein – Manama
Brunei – Bandar Seri Begawan
Butão – Thimphu
Camboja – Phnom Penh
Cazaquistão – Astana
Catar – Doha
China – Pequim
Cingapura – Cidade de Cingapura
Coreia do Norte – Pyongyang
Coreia do Sul – Seul
Emirados Árabes Unidos – Abu Dhabi
Filipinas – Manila
Iêmen – Sana
Índia – Nova Délhi
Indonésia – Jacarta
Irã – Teerã
Iraque – Bagdá
Israel – Jerusalém
Japão – Tóquio
Jordânia – Amã
Kuwait – Cidade do Kuwait
Laos – Vietiane
Líbano – Beirute
Malásia – Kuala Lumpur
Maldivas – Malé
Mianmar – Nay Puy Taw
Mongólia – Ulan Bator
Nepal – Katmandu
Omã – Mascate
Paquistão – Islamabad
Quirguistão – Bishkek
Rússia (parte asiática) - Moscou
Síria – Damasco
Sri Lanka – Kotte
Tailândia – Bangcoc
Tajidquistão – Muchambe
Timor Leste - Dili
Turcomenistão – Asgabate (também chamada de Ashkhabad).
Turquia (parte asiática) - Ancara
Uzbequistão – Tashkent
Vietnã – Hanói
Principais Produtos Agrícolas da Ásia:
- Arroz
- Algodão
- Chá
- Banana
- Batata
- Amendoim
- Beterraba
- Café
- Cacau
- Cana-de-açúcar
- Frutas Cítricas
- Milho
- Azeitonas
- Soja
- Tabaco
- Trigo
- Tâmara
- Uva
Você sabia?
- O continente asiático também é um grande produtor de madeira e borracha.
- A China é o maior produtor de arroz do mundo. No segundo lugar do ranking está outro país asiático, a Índia.
Agricultura de arroz na China: país é o maior produtor mundial desse gênero agrícola. |
A região Sul da Ásia
- População da região: cerca de 1,93 bilhão de habitantes (estimativa 2023).
- Países do Sul da Ásia: Índia, Butão, Paquistão, Mianmar, Sri Lanka, Bangladesh e Nepal.
- Maiores cidades: Mumbai (Índia) com 13,9 milhões de habitantes, Délhi (Índia) com 12,7 milhões de habitantes, Karachi (Paquistão) com 12,6 milhões de habitantes e Lahore (Paquistão) com 6,9 milhões de habitantes.
- Principais religiões: hinduísmo, budismo e islamismo.
- Maior ilha: Sri Lanka com 65.608 km².
- Maior rio: rio Indo com 3.180 km.
- Ponto mais elevado: pico da Cordilheira do Himalaia (Monte Everest) com 8.848 metros de altura.
- Região de maior pluviosidade (chuva): Cherapunji (região nordeste da Índia) com média anual de 11.400 mm.
- Oceano que banha a região: Índico
- Principal mar: Mar Arábico (sudoeste da região).
- Principal golfo: Golfo de Bengala (sudeste da região).
- Principal deserto: Deserto de Thar (noroeste da Índia).
- Principais aspectos do relevo: Planalto do Decã (região central da Índia), Cordilheira do Himalaia (Butão, Nepal, Bangladesh e extremo norte da Índia) e Planície do Ganges (nordeste da Índia).
- Fauna (exemplos de animais da região): elefante indiano, rinoceronte indiano, tigre, naja (serpente), panda-vermelho e iaques.
- Exemplos de construções históricas importantes: Taj Mahal (norte da Índia), Templo de Lingaraj (Índia), Templo de Meenakshi (Índia), Monumento à rainha Vitória (Índia), Templo de Ananda (Mianmar), Palácio dos Ventos (Índia) e Pagode ShwedDagon (Mianmar).
Mapa do sul da Ásia |
Por Marcia Rodrigues - Professora de Geografia - Graduada pela Universidade de Guarulhos (2005)
Temas relacionados
Bibliografia e vídeos indicados:
Fontes de referência do texto:
SENE, Eustáquio de, MOREIRA, João Carlos. Geografia – Projeto Múltiplo. São Paulo: Scipione, 2014.
ADAS, Melhem e ADAS, Sérgio. Expedições Geográficas. São Paulo: Editora Moderna, 2016.
Vídeo indicado no YouTube:
- CONTINENTE ASIÁTICO: ASPECTOS GEOGRÁFICOS | Resumo de Geografia para o Enem - Curso Enem Gratuito