Sertão Nordestino e suas características

Saiba quais são as principais características geográficas e econômicas do sertão nordestino.

Caatinga: principal ecossistema do sertão nordestino
Caatinga: principal ecossistema do sertão nordestino

 

O que é e localização geográfica

 

O Sertão é uma das sub-regiões da região Nordeste do Brasil. Em extensão territorial, é a maior sub-região do Nordeste. Está localizado numa área interior, entre o Agreste (a leste) e o Meio-Norte (a oeste). Ele encontra-se em grande parte do interior da Bahia, de Pernambuco e da Paraíba. Estende-se também por todo território do Ceará, leste do Piauí, região oeste do Rio Grande do Norte e noroeste de Sergipe.

 

Principais características geográficas, econômicas e sociais:

 

Grande parte do Sertão possui clima semiárido. Poucas chuvas no inverno e ausência no verão. Há também baixa umidade.

 

Temperatura média anual entre 25°C e 30°C.

 

O índice pluviométrico da região fica em torno de 750 mm. Porém, algumas áreas são extremamente secas e este índice fica em torno de 50 mm anuais.

 

Diversas áreas sofrem com seca de grande intensidade. Estas são: municípios localizados nas escarpas do Planalto da Borborema e no Vale do São Francisco (entre PE e BA).

 

O ecossistema predominante é a caatinga.

 

Presença de muitos rios intermitentes (ficam secos na época mais árida).

 

Em grandes áreas (principalmente nas que sofrem com a seca) há muita pobreza.

 

Com relação à economia do sertão, podemos destacar: agricultura (principalmente de frutas tropicais) em áreas com presença de irrigação; criação de gado extensivo; indústria, comércio e serviços nas regiões metropolitanas.

 

Principais cidades localizadas na região do sertão nordestino: Fortaleza (CE), Petrolina (PE), Lagoa Grande (PE), Juazeiro (BA), Casa Nova (BA), Caririaçu (CE), Patos (PB).

 

• As principais espécies animais que vivem no sertão nordestino são: tatu, jaguatirica, preá, sagui-de-tufos-brancos, tamanduá-bandeira, veado-catingueiro e asa-branca.



Só exite seca no Sertão?

 

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, no Sertão Nordestino não há só seca, pobreza e miséria. Existem várias regiões de grande desenvolvimento e existência de cidades bem estruturadas e desenvolvidas. Um bom exemplo disso são as regiões metropolitanas de Fortaleza, Região Administrativa Integrada de Desenvolvimento do Polo Petrolina e Juazeiro, Cariri, Patos e Cajazeiras. São áreas com boa infraestrutura, lazer, educação, hospitais, universidades e praticamente tudo que encontramos nas grandes cidades do Sudeste o Sul do Brasil. Portanto, a associação entre seca e sertão não é correta.

 

Vista da cidade de Juazeiro, na Bahia
Juazeiro (Bahia): um das mais importantes e desenvolvidas cidades do Sertão Nordestino.

 

 


 

Artigo revisado por Marcia Rodrigues - Professora de Geografia - Graduada pela Universidade de Guarulhos (2005)