Sertão Nordestino

Localização geográfica, principais características, clima, caatinga, resumo, cidades principais

Caatinga: principal ecossistema do sertão nordestino
Caatinga: principal ecossistema do sertão nordestino

 

Introdução e localização

 

O Sertão é uma das sub-regiões da região Nordeste do Brasil. Em extensão territorial, é a maior sub-região do Nordeste. Está localizado numa área interior, entre o Agreste (a leste) e o Meio-Norte (a oeste). Ele encontra-se em grande parte do interior da Bahia, de Pernambuco e da Paraíba. Estende-se também por todo território do Ceará, leste do Piauí, região oeste do Rio Grande do Norte e noroeste de Sergipe.

 

Principais características geográficas, econômicas e sociais:

 

- Grande parte do Sertão possui clima semiárido. Poucas chuvas no inverno e ausência no verão. Há também baixa umidade.

 

- Temperatura média anual entre 25°C e 30°C.

 

- O índice pluviométrico da região fica em torno de 750 mm. Porém, algumas áreas são extremamente secas e este índice fica em torno de 50 mm anuais.

 

- Diversas áreas sofrem com seca de grande intensidade. Estas são: municípios localizados nas escarpas do Planalto da Borborema e no Vale do São Francisco (entre PE e BA).

 

- O ecossistema predominante é a caatinga.

 

- Presença de muitos rios intermitentes (ficam secos na época mais árida).

 

- Em grandes áreas (principalmente nas que sofrem com a seca) há muita pobreza.

 

- Com relação à economia do sertão, podemos destacar: agricultura (principalmente de frutas tropicais) em áreas com presença de irrigação; criação de gado extensivo; indústria, comércio e serviços nas regiões metropolitanas.

 

- Principais cidades localizadas na região do sertão nordestino: Fortaleza (CE), Petrolina (PE), Lagoa Grande (PE), Juazeiro (BA), Casa Nova (BA), Caririaçu (CE), Patos (PB).

 

Só exite seca no Sertão?

 

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, no Sertão Nordestino não há só seca, pobreza e miséria. Existem várias regiões de grande desenvolvimento e existência de cidades bem estruturadas e desenvolvidas. Um bom exemplo disso são as regiões metropolitanas de Fortaleza, RIDE Petrolina e Juazeiro, Cariri, Patos e Cajazeiras. São áreas com boa infraestrutura, lazer, educação, hospitais, universidades e praticamente tudo que encontramos nas grandes cidades do Sudeste o Sul do Brasil. Portanto, a associação entre seca e sertão não é correta.