Arcontes da Grécia Antiga
Os arcontes eram magistrados nas cidades-estado gregas na Antiguidade.
Que eram (significado)
Os arcontes eram os magistrados supremos de algumas cidades-Estado da Grécia Antiga, principalmente de Atenas. Surgiram, provavelmente, com a queda da monarquia e início da República.
Não é possível estabelecer com precisão a data do nascimento da República em Atenas. Porém, os cargos dos arcontes que exerciam a função, anualmente, deve ter surgido por volta de 683 a.C.
Como eram escolhidos
Os arcontes formavam um colégio de nove membros. Eram eleitos, num primeiro momento, pela Eclésia (assembleia dos cidadãos atenienses), para serem em seguida sorteados.
Duração do cargo
Nos primeiros tempos, o cargo de arconte era vitalício (durava toda a vida). Logo após esta fase, o cargo tornou-se decenal e, logo em seguida, a partir do século VII a.C., anual.
Tipos de arcontes e suas funções principais:
• O arconte epónimo era o magistrado supremo e o chefe de estado. Era o responsável pela administração civil e se ocupava das leis familiares e hereditárias.
• Havia também o arconte rei (basileu), que era o responsável pelo culto religioso, além de receber as denúncias das infrações penais.
• O arconte polemarco era o chefe supremo militar, até o início do século V. Depois, ficou encarregado das menções honrosas da guerra, pois o comando militar ficou sob a responsabilidade de estrategistas militares.
• Já os arcontes tesmotétas tinham a função de preparar as leis e fazer com que estas fossem executadas. Ou seja, tinham a importante função de administrar a justiça na cidade-estado.
Após o cargo de arconte
Quando terminava o período do cargo dos arcontes, eles passavam a fazer parte do Areópago, um tribunal que julgava os crimes de sangue.
Pisístrato: foi um arconte tirano de Atenas em 561, 556 e 546 a.C. |
QUIZ
Em algumas cidades-estado da Grécia Antiga, os arcontes eram:
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Temas relacionados
Bibliografia e vídeos indicados:
Fonte de pesquisa:
EYLER, Flávia Maria Schlee. História Antiga – Grécia e Roma: a formação do Ocidente. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.