Confederação de Delos
A Confederação ou Liga de Delos foi a união de várias cidades-Estado da Grécia Antiga para enfrentar os persas nas Guerras Médicas.
O que foi
Também conhecida como Liga de Delos, a Confederação de Delos foi uma aliança militar, entre muitas cidades gregas, estabelecida em 477 a.C. para repelir os persas, já derrotados em Salamina, em 480 a.C., e em Plateia em 479 a.C. Abrangia as ilhas jônicas do Mar Egeu e as cidades gregas da Ásia Menor.
Objetivo principal
Seu objetivo era garantir a tranquilidade dos gregos, impedindo o retorno dos persas às margens do Mar Egeu. Tinha uma frota de guerra e um exército financiado por seus membros. Acabou sendo dominada por Atenas, que impôs rapidamente suas leis sobre as outras cidades-membro. A aliança desapareceu durante a Guerra do Peloponeso, na segunda metade do século V a.C., quando Atenas é derrotada por Esparta e seus aliados.
Organização
Após a vitória de Salamina, Esparta se retirou da guerra contra os persas. Atenas, que forneceu o esforço mais considerável, tornou-se então líder da coalizão. Cada cidade-membro tinha um voto na reunião anual do conselho em Delos. Atenas tinha uma grande importância, porque muitas cidades pequenas estavam sob sua proteção e votavam como ela. As cidades que não queriam fornecer navios ou soldados podiam contribuir pagando um tributo ao tesouro da liga.
Aristides, o justo (535 a.C. - 468 a.C.): estrategista militar ateniense e um dos líderes da Confederação de Delos. |
Como a Confederação de Delos terminou?
A Confederação de Delos foi dissolvida após a Guerra do Peloponeso (431-404 a.C.), um conflito prolongado entre Atenas e Esparta e seus respectivos aliados. Inicialmente formada como uma aliança de cidades-estado gregas lideradas por Atenas para se defender contra a agressão persa, a Liga gradualmente se transformou sob o domínio ateniense em um império que exercia controle sobre seus membros. As políticas severas de Atenas e a extração de tributos levaram a um crescente descontentamento entre os estados-membros. A Guerra do Peloponeso marcou uma virada decisiva, pois Esparta e seus aliados, apoiados pela Pérsia, acabaram derrotando Atenas. A guerra enfraqueceu o domínio ateniense sobre os membros da Liga, levando à sua dissolução. A vitória de Esparta e a subsequente hegemonia espartana efetivamente encerraram a Liga de Delos, pois Atenas perdeu seu império e dominação naval, e o mundo grego entrou em um período de domínio espartano e depois tebano.
Artigo revisado por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
Fontes de pesquisa utilizadas no artigo:
EYLER, Flávia Maria Schlee. História Antiga – Grécia e Roma: a formação do Ocidente. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.