Patrística
Patrística é uma corrente filosófica baseada nos ensinamentos e escritos dos primeiros Padres da Igreja, que influenciaram o desenvolvimento da teologia e doutrina cristã nos primeiros séculos.
Significado (o que é)
Com a progressiva helenização do cristianismo e os primeiros esforços para conciliá-lo com a filosofia e a cultura gregas, a patrística surge a partir do século II como doutrina que procurou unir o pensamento grego (especialmente o platônico e o neoplatônico) às Sagradas Escrituras. Diz respeito a uma longa geração de teólogos e filósofos, os chamados padres da Igreja, que legaram ao mundo ocidental uma extensa produção intelectual. Essa produção girava em torno das verdades da fé católica e sua luta contra o paganismo, pois se esforçava para diferenciar-se de heresias como o gnosticismo, o arianismo, o maniqueísmo e o monofisismo.
Principais questões filosóficas retratadas pela Patrística
As principais questões levantadas são: a criação, a revelação de Deus, o mal, a alma, o destino da existência, o sentido da redenção, a essência de Deus e da trindade, etc. Os problemas morais conduzirão ao estabelecimento de uma nova ética que, embora utilize conceitos helênicos, fundamenta-se na relação do homem com Deus, culminando na ideia da salvação, diferentemente do pensamento grego. A teologia patrística deu lugar à história dos dogmas, e seu estudo permite acompanhar a evolução do cristianismo até o início da Idade Média, sugerindo o nascimento de um novo universo espiritual, no qual o pensamento e a literatura ocuparão lugar central.
Divisão
A patrística pode ser dividida em três períodos principais:
- Período ante-niceno: anterior ao Concílio de Niceia (324 d.C.), no qual o cristianismo é defendido de seus adversários.
- Período niceno: tem início no Concílio de Niceia e estende-se até ao ano 450, período em que surgem os primeiros grandes sistemas de filosofia cristã (com Santo Agostinho e Clemente de Alexandria, por exemplo).
- Período pós-niceno: compreendido entre os séculos V e VIII, em que se reelaboram as doutrinas já formuladas.
Principais representantes e suas obras:
- Santo Agostinho (354-430): Sobre a Doutrina Cristã, Confissões, Cidade de Deus, Sobre a Trindade, Sobre a Livre Escolha da Vontade.
- Clemente de Alexandria (c. 150-215): Exortação aos Gregos, Disposições, Pedagogo, Miscelânia.
- São Gregório de Nazianzo (329-389): discursos, poemas e cartas.
- São Basílio de Cesareia (329/330-379): Hexamerão, Filocalia, discursos e sermões.
- Orígenes (185-253): De Princippis; Contra Celso e a Héxapla.
- São João Crisóstomo (c. 347-407): homilias, Sobre o Sacerdócio, Instruções aos Catecúmenos, Sobre a Incompreensibilidade da Natureza Divina.
- São Jerônimo (c. 347-420): Crônica, Sobre os Homens Ilustres, Apologia Contra os Livros de Rufino, epístolas e várias obras hagiográficas.
Clemente de Alexandria: teólogo e escritor grego da Patrística. |
Vocabulário do texto:
- Monofisismo: doutrina que era contrária a definição da Igreja de que Jesus Cristo possuía duas naturezas: a humana e a divina.
- Maniqueísmo: crença religiosa na existência do bem e do mal.
- Arianismo: doutrina do século III que negava que Jesus Cristo era Deus.
- Gnosticismo: movimento religioso de caráter místico e esotérico.
Orígenes: teólogo e filósofo patrístico grego. |
Revisado por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Temas relacionados
Bibliografia e vídeos indicados:
Fonte de referência do texto:
- GALLO, Sílvio. Filosofia – Experiência do Pensamento. São Paulo: Editora Ática, 2017.
Vídeo indicado no YouTube:
SANTO AGOSTINHO E A PATRÍSTICA | Resumo de Filosofia para o Enem - Curso Enem Gratuito