Sociedade Mesopotâmica

Na sociedade da Mesopotâmia Antiga o rei estava no topo e tinha todos os poderes.

Sacerdote mesopotâmico: posição social de destaque
Sacerdote mesopotâmico: posição social de destaque

 

Características principais da sociedade mesopotâmica:

 

• Sociedade era estamental, ou seja, sem mobilidade social significativa. Era extremamente difícil na Mesopotâmia Antiga passar de um grupo social para outro.

 

• A posição social era estabelecida pelo nascimento. Uma pessoa que nascia num determinado grupo social, provavelmente morreria naquele mesmo grupo.

 

• Componente religioso como justificativa para uma pessoa ter nascido numa determinada camada social. Eles acreditavam que havia interferência e desejo dos deuses.

 

• Extrema desigualdade na divisão das riquezas. Quem ocupava as melhores posições na sociedade (principalmente os integrantes da nobreza) viviam com grande parte das riquezas produzidas pela sociedade.


 

Divisão da sociedade mesopotâmica:

 

1. Rei (imperador e também chefe político e religioso) e a família real: governavam e concentravam grande parte da riqueza. O rei era considerado uma espécie de representante divino na Terra.

 

2. Sacerdotes: eram os responsáveis pelos rituais religiosos e desfrutavam de alguns privilégios na sociedade.

 

3. Militares: possuíam uma boa posição social, principalmente os que ocupavam posições de comando. Como as guerras, tanto de defesa como de conquistas, eram importantes na sociedade mesopotâmica, os militares eram muito respeitados e necessários.

 

4. Servos do Estado: cerca de metade da população era composta por servos estatais. Atuavam, principalmente, na construção de obras públicas: zigurates, canais de irrigação, armazéns, reservatórios de água, estradas, etc.

 

5. Escravos: eram cerca de 10 a 15% da população. Geralmente, eram prisioneiros de guerra ou pessoas endividadas, transformados em escravos.

 

Pirâmide da estrutura social da Mesopotâmia

Pirâmide mostrando a estrutura social da Mesopotâmia

 

 

 

Ilustração dos servos do estado trabalhando numa obra

Os servos do Estado na Mesopotâmia trabalhavam na construção de obras públicas.

 



Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).