Teseu
Teseu foi um herói da mitologia grega que matou o monstro Minotauro.
Quem foi
Na mitologia grega, Teseu foi um herói. Os atenienses cultuavam muito este herói, pois acreditavam que ele tinha sido o fundador de Atenas. Ele era forte e corajoso. Além disso, era considerado uma espécie de herói reformador e modernizador.
Na mitologia grega, Teseu era filho de Egeu com Etra. Após a morte do pai, herdou o trono de Atenas e se casou com Fedra (filho do rei Minos de Creta e irmã de Ariadne).
O que fez segundo os mitos e lendas da Grécia Antiga:
• Os atenienses acreditavam que Teseu havia combatido os corruptos, ladrões e invasores na fase inicial da cidade. Ele foi, para os atenienses, aquele que pacificou a cidade e a livrou de tradições arcaicas.
• De acordo com uma lenda muito popular na Grécia Antiga, Teseu havia matado um monstro (corpo de homem e cabeça de touro) chamado Minotauro. Diz a lenda que este monstro habitava um labirinto na Ilha de Creta e devorava jovens. Com a colaboração de Ariadne, filha de Minos (rei de Creta), Teseu usou sua força, coragem e inteligência para eliminar o Minotauro.
• Outro feito atribuído a Teseu, nas lendas gregas, foi a morte do Touro de Creta (também chamado de Touro de Maratona). Este terrível touro causava morte por onde passava e só foi contido por Teseu, que o matou com um golpe de espada na Planície de Maratona (próxima à Atenas).
• Teseu participou da caça ao Javali de Calidônia, uma criatura monstruosa enviada por Ártemis para devastar a região de Calidônia porque seu rei havia negligenciado a deusa em suas ofertas.
• Teseu também esteve envolvido na batalha contra as Amazonas, uma nação de mulheres guerreiras. Segundo algumas versões do mito, ele até raptou a rainha delas, Antíope (ou Hipólita em algumas contas), o que levou as Amazonas a atacarem Atenas.
A morte de Egeu (pai de Teseu)
Teseu havia combinado com o pai que colocaria velas brancas no barco, caso houvesse vencido o Minotauro e estivesse vivo, no retorno para Atenas. Porém, o herói esqueceu de fazer a troca e deixou as velas negras. Ao avistar de longe o barco do filho com as velas negras, o pai se atirou no mar (que tem até hoje o nome de Egeu em referência a esta lenda) e morreu afogado.
O herói Teseu capturando o touro de Maratona (pintura do século V a.C.) |
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
Heróis, deuses e monstros
Autor: Evslin, Bernard
Editora: Saraiva