Agronomia

Agronomia é uma ciência formada por um conjunto de técnicas e conhecidos voltados para a agricultura.

Agronomia: conhecimentos aplicados à agricultura e pecuária
Agronomia: conhecimentos aplicados à agricultura e pecuária


Definição (o que é)

 

Agronomia pode ser definida como uma ciência que envolve um conjunto de técnicas e conhecimentos de diversas áreas (engenharia, biologia, botânica, economia, química, genética, zootecnia, administração, etc). Estes conhecimentos são aplicados na agricultura e na pecuária (criação de gado).

 

Origem da palavra

 

É uma palavra que deriva do grego e do latim. Em latim o termo “ager” significa campo, enquanto que “nomos” em grego significa lei.

 

Principais objetivos

 

Também conhecida como engenharia agronômica, a agronomia tem por objetivo melhorar a qualidade nos processos de produção de gêneros agrícolas e pecuários. Visa também aumentar a produção, através da implantação de técnicas tecnológicas, mantendo ou até melhorando a qualidade dos produtos.

 

O agrônomo

 

O profissional formado no curso de agronomia ou engenharia agronômica é chamado de agrônomo. Ele é o responsável pelo uso de técnicas e conhecimentos agrícolas nas propriedades rurais. Ele possui conhecimentos sobre plantios, controle de pragas, técnicas de irrigação, sistemas de colheita, mecanização, adubação e fertilização do solo, etc.

 

Você sabia?

 

- Dia 12 de outubro comemora-se o Dia do Agrônomo.

 

- A agronomia é uma das principais atividades econômicas do Brasil.

 

Foto de um trator e outra de colheita de maçãs

Agronomia: ciência fundamental para a produção de alimentos e desenvolvimento humano.

 

 

 

 



atualizado em 22/09/2020