Bandeira da Itália

Significado, cores e história da bandeira italiana, informações, origem, data de adoção

Bandeira italiana hasteada
Bandeira italiana hasteada

 

 

DADOS E INFORMAÇÕES SOBRE A BANDEIRA DA ITÁLIA:



A bandeira da Itália foi adotada oficialmente em 1 de janeiro de 1948. A bandeira é composta por três faixas verticais nas cores verde, branca e vermelha.

 

Significado das cores


As três cores da bandeira moderna (atual) italiana possuem os seguintes significados: o verde simboliza a liberdade, o branco a igualdade e a cor vermelha a fraternidade. Desta forma, podemos notar que ela é inspirada na bandeira francesa e na Revolução Francesa, que teve como lema "Liberdade, Igualdade e Fraternidade".

 

Origem


A origem da bandeira italiana é um estandarte, nestas três cores, que Napoleão entregou a um corpo de voluntários da região Lombarda em novembro de 1796. Estes voluntários ganharam este estandarte após a incorporação ao exército francês.

 

Proporção

 

A proporção da bandeira italiana é de 2:3. Por exemplo, se ela tiver 2 metros de largura, deverá ter 3 metros de comprimento.

 

Curiosidades:


- Muitos italianos chamam a bandeira da Itália de Il Tricolore, que significa A Tricolor.

 

- A bandeira com as três cores (tricolor) foi usada pela primeira vez na história em 1797 pela República Cispadana (Estado criado no final do século XVIII no norte da Península Itálica). Porém, a bandeira deste estado possuía as faixas na posição horizontal.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  Bandeira da Itália

Bandeira da Itália