Bandeira da Itália
A bandeira da Itália é composta por três faixas verticais de igual largura nas cores verde, branca e vermelha, representando esperança, fé e caridade, respectivamente.
DADOS E INFORMAÇÕES SOBRE A BANDEIRA DA ITÁLIA:
A bandeira da Itália foi adotada oficialmente em 1 de janeiro de 1948. A bandeira é composta por três faixas verticais nas cores verde, branca e vermelha.
Significado das cores
As três cores da bandeira moderna (atual) italiana possuem os seguintes significados: o verde simboliza a liberdade, o branco a igualdade e a cor vermelha a fraternidade. Desta forma, podemos notar que ela é inspirada na bandeira francesa e na Revolução Francesa, que teve como lema "Liberdade, Igualdade e Fraternidade".
Origem
A origem da bandeira italiana é um estandarte, nestas três cores, que Napoleão entregou a um corpo de voluntários da região Lombarda em novembro de 1796. Estes voluntários ganharam este estandarte após a incorporação ao exército francês.
Proporção
A proporção da bandeira italiana é de 2:3. Por exemplo, se ela tiver 2 metros de largura, deverá ter 3 metros de comprimento.
Curiosidades:
- Muitos italianos chamam a bandeira da Itália de Il Tricolore, que significa A Tricolor.
- A bandeira com as três cores (tricolor) foi usada pela primeira vez na história em 1797 pela República Cispadana (Estado criado no final do século XVIII no norte da Península Itálica). Porém, a bandeira deste estado possuía as faixas na posição horizontal.
Bandeira da Itália |
O dia da Bandeira na Itália
O Dia da Bandeira na Itália, conhecido como "Festa del Tricolore", é celebrado em 7 de janeiro. Este dia comemora a adoção da bandeira italiana, o famoso tricolore, que apresenta três faixas verticais nas cores verde, branca e vermelha. O tricolor italiano foi oficialmente adotado em 7 de janeiro de 1797 pela República Cispadana, uma república cliente do Exército Revolucionário Francês no norte da Itália.
O dia serve como uma celebração da unidade e do orgulho nacional, refletindo sobre a história e o significado da bandeira italiana. Embora não seja um feriado público com amplas celebrações como o Dia da República (Festa della Repubblica) em 2 de junho, a Festa del Tricolore é marcada por cerimônias oficiais e pela exibição da bandeira nacional. É uma oportunidade para os italianos celebrarem sua identidade nacional e os valores.
Temas relacionados
Bibliografia e vídeos indicados:
DUARTE, Marcelo. Almanaque das Bandeiras. São Paulo: Moderna, 2001.