15 Questões sobre o Modernismo na Literatura Brasileira

Apresentamos questões em formato de testes sobre os principais temas relacionados ao movimento literário modernista brasileiro.

Verifique seus conhecimentos sobre a literatura modernista brasileira.
Verifique seus conhecimentos sobre a literatura modernista brasileira.

 

QUESTÕES SOBRE O MODERNISMO NA LITERATURA BRASILEIRA:

 

1. Sobre o movimento modernista brasileiro, é correto afirmar que:

a) Ele se destacou pela busca da imitação rigorosa dos modelos clássicos europeus.
b) Os modernistas rejeitavam qualquer influência estrangeira na produção literária.
c) O movimento modernista foi contrário à valorização dos temas sociais e culturais brasileiros.
d) Os autores modernistas negaram completamente a existência de uma literatura nacional.
e) A liberdade formal e a ruptura com o academicismo foram características marcantes.


2. Um dos objetivos principais do Modernismo no Brasil era:

a) Manter os padrões tradicionais da literatura acadêmica e elitista.
b) Criticar e destruir as bases da literatura brasileira do século XIX sem criar alternativas.
c) Promover a renovação artística e literária em consonância com a realidade nacional.
d) Excluir temas urbanos da literatura e priorizar a exaltação do campo.
e) Estabelecer um diálogo restrito com as classes sociais mais altas do país.


3. No contexto do Modernismo brasileiro, é possível afirmar que:

a) O movimento foi completamente homogêneo, sem divergências internas.
b) O experimentalismo formal foi uma das características mais importantes da produção literária.
c) A tradição literária foi valorizada acima de qualquer inovação.
d) Os autores preferiam o uso de uma linguagem excessivamente rebuscada e difícil.
e) A crítica à modernização do Brasil foi completamente ignorada pelos modernistas.


4. Entre os temas trabalhados pelos modernistas brasileiros, destaca-se:

a) A ausência de questionamentos sobre a identidade cultural do Brasil.
b) O foco exclusivo em questões universais, sem referência à realidade nacional.
c) A valorização de aspectos regionais, populares e urbanos na literatura.
d) A exaltação de padrões europeus em detrimento da cultura brasileira.
e) A negação de toda e qualquer relação com a modernidade.


5. Sobre a Semana de Arte Moderna, evento que marcou o início do Modernismo no Brasil, é correto afirmar que:

a) Foi um evento exclusivamente literário, sem a presença de outras expressões artísticas.
b) Contou com a participação de autores que defendiam as estruturas formais do passado.
c) Recebeu aceitação imediata e unânime do público e da crítica na época.
d) Buscou promover um choque estético, introduzindo novas ideias e rompendo com o tradicionalismo.
e) Não teve influência significativa no desenvolvimento posterior da literatura brasileira.


6. O Modernismo brasileiro foi influenciado por movimentos artísticos internacionais, como:

a) O Surrealismo e o Futurismo, que inspiraram inovações estéticas e temáticas.
b) O Naturalismo e o Realismo, com seu foco em questões sociais tradicionais.
c) O Arcadismo e o Barroco, que privilegiavam a busca pela simplicidade e religiosidade.
d) O Romantismo, com sua exaltação dos valores tradicionais e nacionalistas.
e) O Neoclassicismo, caracterizado pelo rigor formal e conservadorismo artístico.


7. Entre os autores representativos do Modernismo brasileiro, podemos citar:

a) Machado de Assis, que foi o precursor do movimento modernista no Brasil.
b) José de Alencar, cujas obras foram centrais para o desenvolvimento do Modernismo.
c) Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Manuel Bandeira, por sua contribuição significativa.
d) Aluísio Azevedo, que representou a estética modernista em suas obras.
e) Lima Barreto, que foi um dos principais organizadores da Semana de Arte Moderna.


8. Sobre a obra "Macunaíma", de Mário de Andrade, é correto afirmar que:

a) Utiliza elementos da oralidade e do imaginário popular para construir uma narrativa única.
b) Representa uma crítica ao folclore brasileiro e à identidade nacional.
c) Retrata exclusivamente a cultura europeia e sua influência sobre o Brasil.
d) Exclui qualquer referência ao contexto histórico ou social do país.
e) Rejeita o uso de uma linguagem coloquial e acessível em sua narrativa.


9. Um traço marcante do Modernismo brasileiro foi:

a) A utilização de uma linguagem excessivamente técnica e científica na literatura.
b) A busca por uma estética nacional que dialogasse com a diversidade cultural do país.
c) A valorização exclusiva de temas estrangeiros, ignorando a realidade local.
d) A recusa em discutir questões políticas e sociais na produção literária.
e) A permanência de rígidas estruturas poéticas do século XIX.


10. A prosa modernista brasileira é caracterizada por:

a) O predomínio de descrições idealizadas e romantizadas da realidade.
b) A rejeição de qualquer tipo de inovação temática ou estilística.
c) A experimentação com novas formas narrativas e a representação da diversidade cultural do Brasil.
d) A preocupação em preservar as normas gramaticais e estruturais tradicionais.
e) A ausência de temas regionais e urbanos nas narrativas.


11. A obra de Oswald de Andrade, "Manifesto Antropófago", defende:

a) A rejeição de qualquer influência estrangeira na cultura brasileira.
b) A incorporação criativa e crítica de elementos culturais externos na formação da identidade brasileira.
c) A negação completa de tradições e símbolos culturais do Brasil.
d) A valorização exclusiva da herança europeia na literatura nacional.
e) A separação total entre literatura e questões sociais.


12. A poesia modernista se distingue por:

a) Seu comprometimento com o rigor métrico e as rimas tradicionais.
b) O uso exclusivo de uma linguagem erudita e inacessível.
c) A exclusão de temas sociais e culturais da produção poética.
d) A defesa de uma linguagem livre, coloquial e próxima da realidade do leitor.
e) A priorização de temas universais em detrimento de questões locais.


13. Manuel Bandeira, em suas poesias, é conhecido por:

a) Rejeitar qualquer vínculo com a realidade e a emoção humana.
b) Adotar uma linguagem rebuscada e difícil em seus versos.
c) Transmitir simplicidade, lirismo e temas relacionados ao cotidiano e à mortalidade.
d) Excluir temas pessoais de sua produção poética.
e) Escrever exclusivamente sobre aspectos políticos e históricos.


14. O Modernismo brasileiro apresentou:

a) A construção de uma arte que refletisse as complexidades e contradições da sociedade brasileira.
b) A valorização de mitos e símbolos europeus em detrimento dos brasileiros.
c) Uma literatura que ignorava as questões da identidade e da diversidade cultural do país.
d) Uma rejeição completa à experimentação estética e à liberdade criativa.
e) Uma produção literária homogênea e desprovida de pluralidade temática.


15. Um dos principais legados do Modernismo brasileiro é:

a) A perpetuação de valores literários tradicionais, sem grandes inovações.
b) O fortalecimento da dependência cultural em relação à Europa.
c) A renovação artística e literária que valorizou a identidade nacional e a experimentação.
d) A restrição da produção artística às elites culturais do país.
e) A ausência de impactos significativos na literatura posterior ao movimento.















Gabarito:

1. e
2. c
3. b
4. c
5. d
6. a
7. c
8. a
9. b
10. c
11. b
12. d
13. c
14. a
15. c

 



Questões elaboradas por Equipe Sua Pesquisa. Revisado por Elaine Barbosa de Souza (graduada em Letras pela FMU)

Publicadas em 02/12/2024