Causas da Descolonização da África e da Ásia
Saiba quais foram os fatores que influenciaram na independência dos países africanos e asiáticos
Quais foram as principais causas da descolonização da África e da Ásia?
Introdução
Na segunda metade do século XIX, as potências europeias colonizaram a Ásia e a África. Apoiados no imperialismo e no pretexto da difusão da cultura europeia, considerada superior pelos europeus, Reino Unido, França, Bélgica, Itália e Alemanha passaram a explorar estes dois continentes. Além de obter matérias-primas (recursos minerais e vegetais) e mão de obra barata, os europeus também utilizaram essas regiões para ampliar seus mercados consumidores.
Esse processo de colonização, conhecido como neocolonialismo, gerou diversos problemas para os povos asiáticos e africanos. Guerras, conflitos étnicos e problemas territoriais foram apenas alguns deles.
A partir de meados dos séculos XX, os países africanos e asiáticos começam a obter suas independências, colocando o neocolonialismo em crise e decadência. Esse processo histórico ficou conhecido como descolonização e teve vários fatores econômicos, políticos e sociais como causas.
Principais causas da descolonização da África e da Ásia:
• Fortalecimento do ideal nacionalista nas colônias africanas e asiáticas. Embora já existe desde o final do século XIX, o nacionalismo cresceu e ganhou forma na segunda metade do século XX. Vários movimentos nacionalistas passaram a surgir e defender a independência de seus países, motivados pelo desejo de formação de nações e reavivamento cultural. Um dos mais importantes foi o que ocorreu na Índia, tendo na figura de Mahatma Gandhi sua mair expressão.
• A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) resultou em muitos prejuízos na Europa. Como os países estavam mais empenhados na reconstrução, deixaram em segundo plano o controle de suas colônias africanas e asiáticas.
• Do ponto de vista geopolítico, a Guerra Fria também foi um dos fatores que atuou como dinamizador dos processos de independência na África e Ásia. Estados Unidos e União Soviética, as duas potências do pós-guerra, contavam com a independência dos países destes dois continentes para poderem ampliar suas áreas de influência política, ideológica e militar.
• Com base no princípio da autodeterminação dos povos, a ONU (Organização das Nações Unidas), apoiou direta e indiretamente a descolonização dos continentes africano e asiático. Nesse contexto, surgiram normas internacionais que apoiavam a soberania e condenavam o imperialismo.
• Ocorreu o surgimento e fortalecimento de movimentos promovendo solidariedade entre países africanos e asiáticos influenciaram a descolonização.
• Pessoas como Frantz Fanon (psiquiatra, filósofo, revolucionário e escritor nascido na Martinica, conhecido por seus escritos sobre a descolonização) e W.E.B. Du Bois (sociólogo, historiador, escritor, editor, ativista dos direitos civis) forneceram apoio intelectual aos movimentos anticoloniais.
• Houve, a partir da segunda metade do século XX, uma crescente condenação global do colonialismo como opressivo e moralmente injustificável.
Mahatma Gandhi (1869-1948): importante líder nacionalista e anticolonialista indiano, que teve grande influência na independência da Índia. |
Pergunta respondida pelo professor de História:
Jefferson Evandro Machado Ramos (07/07/2020).
Bibliografia Indicada
- SCHNNEBERGER, Carlos Alberto. Manual Compacto de História Geral. São Paulo: Editora Rideel, 2011.
- ARAÚJO, Daniel de. História Geral – Coleção Diplomata. São Paulo: Editora Saraiva, 2015.