Jean Bodin

Jean Bodin foi um filósofo, economista e jurista francês.

Jean Bodin: um dos mais importantes teóricos do absolutismo
Jean Bodin: um dos mais importantes teóricos do absolutismo

 

Quem foi

 

Jean Bodin foi um economista, jurista, historiador, filósofo e teórico político francês do século XVI. É considerado um dos principais teóricos do Absolutismo. Suas teorias econômicas e modelos de governo ideal tiveram grande influência na política europeia do século XVI.

 

As ideias de Bodin também foram influentes na formação do pensamento político moderno, particularmente em relação à natureza e estrutura do poder do estado. Seu trabalho estabeleceu bases importantes para teóricos políticos posteriores, como Thomas Hobbes e John Locke, em sua exploração da soberania e da relação entre o estado e seus cidadãos.

 

Jean Bodin nasceu na cidade de Angers (Reino da França) em 1530. Faleceu na cidade de Laon (Reino da França), aos 66 anos, em 1596.

 

Principais ideias políticas e econômicas defendidas por Jean Bodin em defesa do absolutismo:

 

Defendeu o princípio da soberania não partilhada, ou seja, o governante deve concentrar todos os poderes em suas mãos sem a participação de outras pessoas nas decisões políticas, econômicas, jurídicas e sociais.

 

Para Bodin, o poder do rei, além de ser absoluto, deve ser perpétuo. Logo, defendeu também a transmissão hereditária de poder, que é uma das principais características dos regimes monárquicos.

 

Bodin defendeu um limite para o poder do governante. Para o pensador francês, esse poder não pode ser arbitrário e deve respeitar sempre as leis de Deus (Bodin era católico) e as leis da natureza. Ele entendia que, o poder absoluto e forte do rei deveria servir para o desenvolvimento da nação, para o funcionamento da justiça e deveria ter como principal função o bem comum dos habitantes da nação.

 

Na área econômica, ele desenvolveu a teoria quantitativa da moeda. Essa teoria afirmava que quanto mais moedas um reino produzia, mais ela se desvalorizava e fazia com que aumentasse a inflação.

 

Num momento em que ocorriam as Guerras Religiosas na França, Jean Bodin defendeu a tolerância religiosa.

 

Suas ideias e obras influenciaram, principalmente, três grandes pensadores do século XVII: Hugo Grotius, Thomas Hobbes e John Locke.

 

Apesar de defender uma autoridade forte e centralizada, Bodin era contra a tirania. Ele argumentou que o papel principal do soberano é garantir o bem-estar do povo, e a tirania surge quando um governante persegue interesses pessoais em detrimento do bem comum.

 

Pintura do rosto de Jean Bodin

Jean Bodin: importante pensador político e econômico do século XVI.



Principais obras de Bodin:

 

- Seis livros da República (1586)

 

- Tratado do governo (1591)

 

- Quadro da lei universal (1578)

 

- Resposta aos paradoxos do Senhor de Malestroict (1578)

 

- Teatro Universal da Natureza (1595)

 

Exemplos de frases:

 

- "O estudo da história é o início da sabedoria política".

 

- "Toda a riqueza são os homens".

 

Capa do livro Seis Livros da República de Jean Bodin

Seis Livros da República (1586): principal obra de Jean Bodin.


 



Última atualização: 03/01/2024

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).