Harry Truman: presidente dos EUA

Ele foi o 33º presidente dos Estados Unidos e seu mandato começou nos últimos momentos da Segunda Guerra Mundial.

Harry S. Truman: 33º presidente dos Estados Unidos da América
Harry S. Truman: 33º presidente dos Estados Unidos da América

 

Quem foi


Harry S. Truman ocupou cargos de representante público na política, sendo o mais significativo o de presidente dos Estados Unidos. Durante sua administração teve início a Guerra Fria.




Biografia resumida


Harry S. Truman nasceu em 8 de maio de 1884 na cidade de Lamar (estado do Missouri, EUA). Os pais desejavam que a criança tivesse um nome composto. Após um mês de polêmica, decidiram pela letra S, de Solomon, seu avô materno.


Sua criação se deu em uma fazenda e depois de completar o ensino médio, Truman trabalhou como cronometrista, atendente e assistente administrativo em um jornal.


Em 1901 ele matriculou-se em uma faculdade para estudar administração, mas frequentou as aulas por apenas um semestre.


Em 1914, quando a Primeira Guerra Mundial teve início, apesar de já ter 30 anos, Truman se voluntariou na organização do regimento da Guarda Nacional, que pouco depois foi convocado para servir na artilharia.


Truman foi promovido a capitão e conquistou a simpatia dos seus comandados, embora seu temperamento fosse introspectivo.


Casou-se com Elizabeth Wallace em 1919, com quem teve uma filha. No mesmo ano montou junto com um sócio uma loja de chapéus. Foi obrigado a fechar a loja em 1922 em razão das dificuldades econômicas que seu país atravessava.


Filiou-se ao Partido Democrata. Ocupou cargo administrativo e em 1934 foi eleito Senador. Coordenou o comitê Truman, que levantou denúncias de fraudes e corrupção nos contratos fechados pelo governo durante a guerra.


Truman também criou leis que impuseram regulação severa sobre os serviços ferroviários. Isso contribuiu para sedimentar sua reputação como político íntegro.


Em 1940 Truman foi reeleito Senador e dessa vez criou um comitê para investigar superfaturamento nos contratos do Programa de Defesa Nacional e para evitar mau uso do dinheiro público pela indústria bélica.


Relutou a princípio em aceitar o convite para concorrer como vice-presidente nas eleições presidenciais de 1944. Depois aceitou e o Partido Democrata venceu as eleições com Franklin Roosevelt como presidente e Truman como seu vice.


Truman exerce a vice-presidência por apenas 82 dias. Roosevelt é vítima de um acidente vascular cerebral e morre. Em abril de 1945 Truman é empossado como presidente.


Sem experiência em política internacional, Truman assume a presidência durante a II Guerra Mundial. Semanas depois da sua posse, a Alemanha se rendeu. No entanto, havia a perspectiva de que a guerra com o Japão durasse ainda pelo menos um ano. Com o objetivo de forçar a rendição do Japão, Truman ordena o lançamento de duas bombas atômicas, uma sobre Hiroshima e outra sobre Nagasaki.


Com o fim da guerra, Truman lidera os Estados Unidos na Guerra Fria ao levar uma política de contenção da expansão da influência ideológica da União Soviética.


Em 1947 Truman disponibilizou recurso financeiro para países ameaçados pela União Soviética, especialmente Grécia e Turquia.

 

Dentro dos Estados Unidos, Truman permitiu a perseguição a comunistas e seus simpatizantes.

 

Entre os anos de 1953 e1972, ainda ativo na vida pública, escreveu memórias e estabeleceu a Biblioteca Presidencial Truman.


Faleceu em 26 de dezembro de 1972, aos 82 anos.

 

Harry Truman assinando a entrada dos EUA na Guerra da Coreia

Harry Truman assinando a entrada dos EUA na Guerra da Coreia em 1950.

 

 

Legado

 

A presidência de Truman é marcada por decisões significativas que moldaram o mundo moderno, incluindo o uso de armas atômicas, a fundação das Nações Unidas, o Plano Marshall, a OTAN e a política de contenção contra o Comunismo Soviético.

 

 



Publicado em 21/07/2020 e atualizado em 20/11/2023