Harry Truman: presidente dos EUA

Ele foi o 33º presidente dos Estados Unidos e seu mandato começou nos últimos momentos da Segunda Guerra Mundial.

Harry S. Truman: 33º presidente dos Estados Unidos da América
Harry S. Truman: 33º presidente dos Estados Unidos da América

 

Quem foi


Harry S. Truman ocupou cargos de representante público na política, sendo o mais significativo o de presidente dos Estados Unidos. Durante sua administração teve início a Guerra Fria.


Biografia resumida


- Harry S. Truman nasceu em 8 de maio de 1884 na cidade de Lamar (estado do Missouri, EUA). Os pais desejavam que a criança tivesse um nome composto. Após um mês de polêmica, decidiram pela letra S, de Solomon, seu avô materno.


- Sua criação se deu em uma fazenda e depois de completar o ensino médio, Truman trabalhou como cronometrista, atendente e assistente administrativo em um jornal.


- Em 1901 ele matriculou-se em uma faculdade para estudar administração, mas frequentou as aulas por apenas um semestre.


- Em 1914, quando a I Guerra Mundial teve início, apesar de já ter 30 anos, Truman se voluntariou na organização do regimento da Guarda Nacional, que pouco depois foi convocado para servir na artilharia.


- Truman foi promovido a capitão e conquistou a simpatia dos seus comandados, embora seu temperamento fosse introspectivo.


- Casou-se com Elizabeth Wallace em 1919, com quem teve uma filha. No mesmo ano montou junto com um sócio uma loja de chapéus. Foi obrigado a fechar a loja em 1922 em razão das dificuldades econômicas que seu país atravessava.


- Filiou-se ao Partido Democrata. Ocupou cargo administrativo e em 1934 foi eleito Senador. Coordenou o comitê Truman, que levantou denúncias de fraudes e corrupção nos contratos fechados pelo governo durante a guerra.


- Truman também criou leis que impuseram regulação severa sobre os serviços ferroviários. Isso contribuiu para sedimentar sua reputação como político íntegro.


- Em 1940 Truman foi reeleito Senador e dessa vez criou um comitê para investigar superfaturamento nos contratos do Programa de Defesa Nacional e para evitar mau uso do dinheiro público pela indústria bélica.


- Relutou a princípio em aceitar o convite para concorrer como vice-presidente nas eleições presidenciais de 1944. Depois aceitou e o Partido Democrata venceu as eleições com Franklin Roosevelt como presidente e Truman como seu vice.


- Truman exerce a vice-presidência por apenas 82 dias. Roosevelt é vítima de um acidente vascular cerebral e morre. Em abril de 1945 Truman é empossado como presidente.


- Sem experiência em política internacional, Truman assume a presidência durante a II Guerra Mundial. Semanas depois da sua posse, a Alemanha se rendeu. No entanto, havia a perspectiva de que a guerra com o Japão durasse ainda pelo menos um ano. Com o objetivo de forçar a rendição do Japão, Truman ordena o lançamento de duas bombas atômicas, uma sobre Hiroshima e outra sobre Nagasaki.


- Com o fim da guerra, Truman lidera os Estados Unidos na Guerra Fria ao levar uma política de contenção da expansão da influência ideológica da União Soviética.


- Em 1947 Truman disponibilizou recurso financeiro para países ameaçados pela União Soviética, especialmente Grécia e Turquia.


- Dentro dos Estados Unidos, Truman permitiu a perseguição a comunistas e seus simpatizantes.


- Faleceu em 26 de dezembro de 1972, aos 82 anos.


Harry Truman assinando a entrada dos EUA na Guerra da Coreia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Harry Truman assinando a entrada dos EUA na Guerra da Coreia em 1950.

 



_______________________________________

publicado em 21/07/2020