Biomas Brasileiros

Saiba quais são os biomas existentes no território brasileiro e seus aspectos gerais.

Biomas brasileiros: diversidade de ecossistemas
Biomas brasileiros: diversidade de ecossistemas


O que são biomas (definição)



Biomas são grandes unidades biogeográficas caracterizadas por tipos de vegetação e vida animal que se estendem ao longo de uma região e estão associadas ao clima e ao relevo onde ocorrem. Portanto, a definição de bioma engloba diversos aspectos da paisagem e corresponde à forma como esses elementos se organizam para dar origem a formas de vida e paisagens singulares em cada região.


Aspectos gerais dos biomas brasileiros:


Os biomas brasileiros apresentam uma grande biodiversidade. Entretanto, atualmente, todos eles sofrem com a exploração insustentável de seus recursos naturais, que ameaça a biodiversidade (existência de ampla variedade de espécies animais e vegetais num habitat natural) e coloca em risco as inúmeras espécies de plantas e animais, muitas delas endêmicas, ou seja, que não são encontradas em nenhum outro lugar do planeta.

 

Quais são os biomas brasileiros?


No território brasileiro é possível distinguir seis biomas diferentes: a Floresta Amazônica, o Cerrado, os Pampas, a Mata Atlântica, a Caatinga e o Pantanal.

 

Principais biomas brasileiros e seus aspectos mais importantes:



1. Bioma Amazônia


A Floresta Amazônica é o maior bioma em extensão do Brasil, ocupando 49% do território do país. Apresenta clima equatorial, quente e úmido, com temperaturas elevados ao longo de todo o ano e alto índice pluviométrico, com chuvas frequentes no inverno.


A região da Floresta Amazônica é, em sua maior parte, plana e recortada por inúmeros cursos d’água pertencentes a bacia do Rio Amazonas, a maior bacia hidrográfica do mundo. A floresta abriga uma grande biodiversidade vegetal e animal. Boa parte dessa biodiversidade está diretamente ligada ao manuseio sustentável que os povos indígenas fazem na floresta há milhares de anos.

 

Vista aérea da floresta amazônica

Amazônia: bioma presente na região Norte do Brasil.

 


2. Bioma Cerrado


O cerrado ocupa cerca de 22% do território brasileiro, abrangendo, principalmente, os estados da região centro-oeste e avançado sobre parte do território de sobre Minas Gerais, Paraná e São Paulo e sobre algumas áreas da região Norte do país.


São características da paisagem do Cerrado as árvores de pequeno e médio porte, com galhos grossos e retorcidos e raízes profundas, capazes de alcançar as camadas mais úmidas do subsolo. Esse tipo de vegetação é adaptado às condições climáticas da região, que conta com verões chuvosos e invernos secos.

 
Grande parte das espécies que vivem no Cerrado são endêmicas, como o buriti (Mauritia flexuosa) e o Beija-Flor-de-Gravata-Verde (Augastes scutatus). Por sua alta taxa de endemismo, o Cerrado é considerado um dos hotspots de biodiversidade do Brasil.  Entretanto, apesar de sua riqueza natural, o Cerrado é um dos biomas mais ameaçados do Brasil. Atualmente, restam apenas 20% de sua cobertura original. 


3. Bioma Mata Atlântica


O Mata Atlântica é um bioma que abriga diversos ecossistemas, como os manguezais e as Matas de Araucária. Originalmente, esse bioma ocupava toda a região litorânea brasileira, adentrando o território principalmente na região Sul do país. Atualmente, restam apenas 7% da vegetação original.


A Mata Atlântica é formada por uma floresta fechada, com árvores de médio e grande porte, que superam os 30 metros de altura. O clima predominante é o tropical úmido, com chuvas provenientes das massas de ar úmidas do Atlântico.


A região possui uma grande biodiversidade que está constantemente ameaçada pelo crescimento acelerada das cidades na região leste de todo o Brasil. Como resultado, muitas de suas espécies estão ameaçadas de extinção, como o mico-leão dourado (Leontopithecus rosalia) e o tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla).

 

Foto mostrando uma área interna da Mata Atlântica com muitas árvores

Mata Atlântica: foto de uma área interna da mata.

 

 


4. Bioma Pantanal


O Pantanal é a maior planície alagável do mundo, localizado na bacia do Alto Paraguai. Esse bioma, que se estende por grande parte do território da Bolívia e do Paraguai, corresponde a apenas 1,7% do território brasileiro. Apesar disso, é considerado uma das áreas com maior biodiversidade do país.


A região abriga espécies vegetais e animais características da Amazônia, do Cerrado, Mata atlântica e Caatinga. O Tuiuiú, ave símbolo da região, por exemplo, é encontrado em grandes populações no Pantanal, mas também ocorre na Mata Atlântica e na Floresta Amazônica.


O clima desse bioma é marcado por verão chuvoso e inverno seco. Durante o verão, a área é alagada, dando origem à um grande pântano. No inverno, que vai de maio a outubro, quase não chove, de forma que as áreas de alagamento recuam, dando espaço para gramíneas e espécies rasteiras nascerem nas margens dos rios.

 

Imagem aérea de uma região do Pantanal

Pantanal: maior planície alagável do mundo (imagem aérea).



5. Bioma Caatinga


A caatinga ocupa o interior dos estados nordestinos, bem como o norte do estado de Minas Gerais, ocupando 11% do território brasileiro. O clima semiárido é característico da região, com temperaturas médias que ultrapassam os 25°C e com poucas chuvas ao longo do ano.


A vegetação da região é formada por arbustos e árvores pequenas, com raízes superficiais para melhor absorverem a água das poucas chuvas. Mas, apesar da seca, pesquisas recentes estão revelando a rica em biodiversidade da região, sobretudo de espécies vegetais e invertebrados.

 

Vegetação do Bioma Caatinga

Caatinga: bioma típico do sertão nordestino.




6. Bioma Pampas


Os pampas são um bioma característico da região sul do país, sobretudo do Estado do Rio Grande Sul. A principal característica da região é a sua vegetação herbácea, formada por gramíneas e espécies vegetais de pequeno porte.


Por ser uma área de pasto natural, a região foi tradicionalmente utilizada para a criação de gado. Como consequência do uso de grandes áreas para a pecuária e a monocultura, os pampas estão passando por um processo de desertificação.

Com clima ameno, a temperatura média na região não ultrapassa os 20°C. Por sofrer influência de massas de ar úmida provenientes do Atlântico Sul, as chuvas são bem distribuídas ao longo de todo o ano.

 

Foto com a vegetação rasteira do bioma Pampas

Vegetação típica do bioma Pampas

 

 

 

MAPA DOS BIOMAS E DADOS GEOGRÁFICOS:

 

Área de cada bioma e porcentagem correspondente do território brasileiro:

 

- Bioma Amazônia: 4,2 milhões de km² (49,3% do território brasileiro)

 

 

- Bioma Cerrado: 2 milhões de km² (23,9% do território brasileiro)

 

 

- Bioma Mata Atlântica: 1,1 milhão de km² (13% do território brasileiro)

 

 

- Bioma Caatinga: 844,4 mil km² (9,9% do território brasileiro)

 

 

- Bioma Pampa: 176,5 mil km² (2,1% do território brasileiro)

 

 

- Bioma Pantanal: 150,3 mil km² (1,7% do território brasileiro).

 

Mapa dos Biomas do Brasil

Mapa dos Biomas do Brasil

 

 

* valores aproximados


Fonte: IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

 

 

 


 

 

Questões sobre os Biomas Brasileiros (respostas no final da página)



Testes sobre os biomas do Brasil

 

 

1. Bioma presente na região Norte do Brasil. Cerca de 20% da água doce disponível do mundo está presente nesse bioma. Outra característica é a presença de uma densa floresta tropical.

Qual bioma brasileiro o parágrafo acima está retratando?

 

A - Cerrado

B - Pantanal

C - Amazônia

D – Mata Atlântica

 

 


 

 

2. Bioma presente na região Nordeste do Brasil. Suas principais características são: presença de arbustos e clima semiárido. Ocupa cerca de 10% do território brasileiro.

Qual bioma brasileiro o parágrafo acima está retratando?

 

 

A - Cerrado

B - Caatinga

C - Pampa

D – Mata Atlântica

 

 


 


3. Qual alternativa abaixo apresenta as características do bioma Pampa?

 

A – Está presente na região Sul do Brasil. O clima é subtropical e a vegetação composta, principalmente, por gramíneas, árvores de pequeno porte e arbustos.

B – Está presente na região Centro-Oeste do Brasil. Possui rica biodiversidade. Predomina a vegetação herbácea, árvores com troncos retorcido e arbustos.

C – Está presente na região Sul do Brasil. É formado por floresta tropical com rica biodiversidade. A região desse bioma possui grande quantidade de rios.

D – Bioma presente, principalmente, na região Nordeste do Brasil. A região possui clima semiárido e a vegetação é formada por cactos e arbustos com pouca quantidade de folhas.

 

 


 

 

4. Qual das alternativas abaixo apresenta as principais características do Bioma Mata Atlântica?

 

A – Bioma presente na região Sudeste do Brasil. Suas principais características são: vegetação densa (florestas tropicais), clima semiárido, e baixa biodiversidade.

B – Bioma presente na região Sul do Brasil. O clima é subtropical e a vegetação formada por florestas tropicais. A vegetação desse bioma está totalmente intacta, ou seja, na mesma situação desde a chegada dos portugueses (1500).

C – Bioma presente na região Centro-Oeste do Brasil. Com rica biodiversidade, esse bioma se caracteriza pela presença de vegetação herbácea, árvores de médio porte e clima subtropical.

D – Presente na região leste do Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil. Ocupa cerca de 13% do território do Brasil. Possui rica biodiversidade, porém é um dos mais ameaçados. Os climas predominantes são o tropical úmido e subtropical (na região Sul). A vegetação é composta por florestes densas com árvores de médio e grande porte.

 

 


 

 

5. Na atualidade, existem dois biomas brasileiros que estão sendo ameaçados pelo desmatamento, cujo objetivo principal é criar áreas para a agricultura e a criação de gados. Quais são esses biomas?

 

A – Bioma Pampa e Bioma Mata Atlântica.

B – Bioma Amazônia e Bioma Cerrado.

C – Bioma Mata Atlântica e Bioma Pantanal

D – Bioma Pantanal e Bioma Caatinga.

 

 


 

 

6. Qual das alternativas abaixo apresenta espécies animais típicas do bioma Cerrado?

 

A – Tamanduá-bandeira, Gato-maracajá, Lobo-guará e Veado-mateiro.

B – Tatu-canastra, Mico-leão-dourado, Macaco-prego, Hiena e Jacaré-de-papo-amarelo.

C – Onça pintada, Jiboia, Arara, Leão, Veado-catingueiro e Tatu-bola.

D – Jaguatirica, Gorila, Papagaio, Tucano, Sapo-cururu e Cobra Cascavel.

 

 


 

 

7. Em qual bioma brasileiro ocorre significativa extração mineral e vegetal?

 

A - Cerrado

B - Caatinga

C - Amazônia

D - Pampa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Respostas das questões:

 

1. C | 2. B | 3. A | 4. D | 5. B | 6. A | 7. C

 




Autora do artigo: Jóyce Oliveira Leitão
Licenciada em Geografia (Universidade Estadual de Londrina), Bacharela em Geografia (USP) e Mestra em Geografia (Unicamp).