Setores da Economia

Características de cada setor e quais são as atividades econômicas envolvidas e relação dos setores com a desenvolvimento dos países

Primário, Secundário e Terciário: os setores da economia
Primário, Secundário e Terciário: os setores da economia

 

O que são (definição)

 

A economia de um país pode ser dividida em setores (primário, secundário e terciário) de acordo com os produtos produzidos, modos de produção e recursos utilizados. Estes setores econômicos podem mostrar o grau de desenvolvimento econômico de um país ou região.

 

Quais são os setores da economia e suas principais características:

 

1. Setor Primário 

 

O setor primário está relacionado a produção através da exploração de recursos da natureza. Podemos citar como exemplos de atividades econômicas do setor primário:


• Agricultura (cultivo de grãos, frutas, vegetais, flores, plantas e sementes).

• Mineração (envolve a extração de minerais, metais preciosos, carvão e petróleo do solo ou subsolo).

• Pesca (captura de peixes, mariscos e outros organismos aquáticos para consumo humano).

• Pecuária (refere-se à criação de animais para carne, leite, lã, couro e outros produtos).

• Extrativismo vegetal (retirada de frutos e sementes das florestas).

• Caça (caça de animais para consumo humano, desde que realizada de acordo com a legislação brasileira).

• Silvicultura (gestão e cultivo de florestas para a extração de madeira e outros produtos florestais.).


• Apicultura (prática de criar abelhas para a produção de mel, cera, própolis e outros produtos derivados das abelhas).



É o setor primário que fornece a matéria-prima para a indústria de transformação. Este setor da economia é muito vulnerável, pois depende muito dos fenômenos da natureza como, por exemplo, do clima.

A produção e exportação de matérias-primas não geram muita riqueza para os países com economias baseadas neste setor econômico, pois estes produtos não possuem valor agregado como ocorre, por exemplo, com os produtos industrializados. 



2. Setor Secundário

 

É o setor da economia que transforma as matérias-primas (produzidas pelo setor primário) em produtos industrializados (roupas, máquinas, automóveis, alimentos industrializados, eletrônicos, móveis, casas, joias, etc.). Como há conhecimentos tecnológicos agregados aos produtos do setor secundário, o lucro obtido na comercialização é significativo. Países com bom grau de desenvolvimento possuem uma significativa base econômica concentrada no setor secundário. A exportação destes produtos também gera riquezas para as indústrias destes países.

 

Foto de uma linha de produção de automóveis mostrando um carro branco

Fabricação de automóveis: exemplo de atividade do setor secundário.



3. Setor Terciário

 

É o setor econômico relacionado aos serviços. Os serviços são produtos não materiais em que pessoas ou empresas prestam a terceiros para satisfazer determinadas necessidades. Como atividades econômicas deste setor econômicos, podemos citar: comércio, educação, saúde, telecomunicações, serviços de informática, seguros, serviços de limpeza, serviços de alimentação, turismo, serviços bancários, jurídicos e administrativos, transportes, etc. 

 

Este setor é marcante nos países de alto grau de desenvolvimento econômico. Quanto mais rica é uma região, maior é a presença de atividades do setor terciário. Com o processo de globalização, iniciado no século XX, o terciário foi o setor da economia que mais se desenvolveu no mundo.

 

No Brasil atual, o setor terciário é o que possui a maior quantidade de pessoas trabalhando.

 

Professor dando aula para alunos numa sala de aula

Educação: uma das principais atividades do setor terciário.