Atos de Navegação de Oliver Cromwell

Os Atos de Navegação foram medidas tomadas por Oliver Cromwell para favorecer a economia britânica.

Oliver Cromwell: o responsável pelos Atos de Navegação
Oliver Cromwell: o responsável pelos Atos de Navegação

 

O que foram

 

Os Atos de Navegação (1651 e 1660) foram atos do Parlamento destinados a promover a autossuficiência do Império Britânico, restringindo o comércio colonial à Inglaterra e diminuindo a dependência de produtos estrangeiros importados. Constituiu-se uma das mais importantes atitudes políticas tomadas pelo governo de Oliver Cromwell.




Lei de Navegação de 1651


Visava principalmente aos holandeses, e exigia que todo o comércio entre a Inglaterra e as colônias fosse realizado em navios ingleses ou coloniais. Com isso, o governo inglês pretendia supervisionar as importações e exportações da Inglaterra, limitar as importações para dar uma vantagem aos manufaturados e comerciantes britânicos, fechar a entrada da maioria dos navios estrangeiros em portos ingleses e coloniais e reforçar a supervisão econômica nas colônias.




Lei de Navegação de 1660


Teve como intuito continuar as políticas estabelecidas no ato de 1651 e determinou que certos artigos, tais como açúcar, tabaco, algodão, lã, índigo e gengibre, deveriam ser enviados apenas para a Inglaterra ou para uma província inglesa.




Consequências principais dos Atos de Navegação:



• Esses atos resultaram na guerra anglo-holandesa em 1652 e, além disso, criaram reduções sérias no comércio das colônias, que acabaram recorrendo ao contrabando. As violações dos Atos de Navegação levaram à aprovação do Plantation Duty Act de 1673, um dos fatores que levaram à Rebelião de Culpeper.

 

• Outra consequência foi a abertura comercial para o Mar Báltico, a Rússia e o continente africano.

 

• Os Atos também aumentaram as tensões comerciais com a França e a Espanha. Ambas as nações, como os holandeses, consideraram os Atos prejudiciais a seus interesses econômicos e os viram como uma demonstração agressiva do poder inglês.

 

• Ao estipular que as mercadorias deveriam ser transportadas em navios ingleses, as leis levaram a uma expansão significativa da marinha mercante inglesa e da indústria naval, que se tornou líder mundial e lançou as bases para o futuro domínio naval do Império Britânico.

 

• Os Atos de Navegação também possibilitou significativo acúmulo de capital na Inglaterra, que foi um fator muito favorável para o início da Revolução Industrial no país.

 

Retrato pintado de Oliver Cromwell

Oliver Cromwell (pintura de Robert Walker, 1649).

 

 

Conclusão

 

As consequências dos Atos de Navegação foram de longo alcance, influenciando as relações da Inglaterra com outras potências europeias, moldando o desenvolvimento econômico das colônias inglesas e contribuindo para a ascensão da Inglaterra como uma potência global.

 

 



Atualizado em 24/07/2023

Revisado por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).