Deméter

Na mitologia grega, Deméter era a deusa da fertilidade e da agricultura.

Deméter: deusa da agricultura e da colheita
Deméter: deusa da agricultura e da colheita

 

Quem era na mitologia grega



Na mitologia grega, Deméter era a deusa da agricultura, da fertilidade da terra e da colheita. Era ela quem nutria a terra com a vegetação verde.



Atribuições e poderes

 

Era considerada também como a deusa protetora do casamento e da lei sagrada. Era venerada como a responsável pelas estações do ano. Deméter e sua filha Perséfone eram as principais personagens dos mistérios eleusinos (rituais de iniciação realizados na cidade grega de Eleusis).

 

O mito de Deméter e Perséfone destaca seu papel como mãe amorosa e protetora. Seu luto pela abdução de Perséfone por Hades é um tema central em sua mitologia.

 

Deméter era invocada para a proteção da colheita e para garantir sua abundância.



Genealogia 

 

De acordo com a genealogia dos deuses gregos, Deméter era filha de Cronos (titã, deus da agricultura) e Reia (titanide). Desta forma, Deméter era irmã de Zeus (deus dos deuses). 

 

Deméter, segundo os mitos gregos, foi casada com Zeus, Poseidon e Iasião (herói). Ela teve cinco filhos: Perséfone, Despina, Árion, Pluto e Filomelo.

 

As sacerdotisas (responsáveis pelo culto à deusa) de Deméter eram chamadas de melissas.

 

 

Ilustração da estátua da deusa grega Deméter

Deméter: uma importante deusa do panteão grego.





Representação e símbolos associados

 

Deméter era representada (em pinturas e esculturas), muitas vezes, subindo em um carro (carruagem) com uma grande quantidade de produtos agrícolas como, por exemplo, grãos, flores e frutos. Ela também era associada, pelos gregos antigos, a dois símbolos agrícolas: espiga de trigo e a papoula.

 

Como a divindade do grão e da agricultura, Deméter estava intimamente associada ao pão e à nutrição que ele proporciona. Ela era frequentemente retratada segurando feixes de trigo ou uma cornucópia, um símbolo de abundância.




Curiosidades mitológicas:

 

- Na mitologia romana, Deméter era chamada de Ceres.

 

- Os símbolos associados a deusa Deméter eram: cetro (bastão que simbolizava o poder), grãos de cereais, pão e uma tocha. A cornucópia (vaso em formato de chifre que simbolizava a fertilidade e abundância) também era um símbolo muito associado a essa deusa.

 

- De acordo com os mitos gregos, a morada de Deméter ficava no Monte Olimpo, junto com outros deuses gregos.

 

Busto da deusa grega Deméter

Busto da deusa grega Deméter (cópia romana).

 

 



Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).