Deméter
Na mitologia grega, Deméter era a deusa da fertilidade e da agricultura.
Quem era na mitologia grega
Na mitologia grega, Deméter era a deusa da agricultura, da fertilidade da terra e da colheita. Era ela quem nutria a terra com a vegetação verde.
Atribuições e poderes
Era considerada também como a deusa protetora do casamento e da lei sagrada. Era venerada como a responsável pelas estações do ano. Deméter e sua filha Perséfone eram as principais personagens dos mistérios eleusinos (rituais de iniciação realizados na cidade grega de Eleusis).
O mito de Deméter e Perséfone destaca seu papel como mãe amorosa e protetora. Seu luto pela abdução de Perséfone por Hades é um tema central em sua mitologia.
Deméter era invocada para a proteção da colheita e para garantir sua abundância.
Genealogia
De acordo com a genealogia dos deuses gregos, Deméter era filha de Cronos (titã, deus da agricultura) e Reia (titanide). Desta forma, Deméter era irmã de Zeus (deus dos deuses).
Deméter, segundo os mitos gregos, foi casada com Zeus, Poseidon e Iasião (herói). Ela teve cinco filhos: Perséfone, Despina, Árion, Pluto e Filomelo.
As sacerdotisas (responsáveis pelo culto à deusa) de Deméter eram chamadas de melissas.
Deméter: uma importante deusa do panteão grego. |
Representação e símbolos associados
Deméter era representada (em pinturas e esculturas), muitas vezes, subindo em um carro (carruagem) com uma grande quantidade de produtos agrícolas como, por exemplo, grãos, flores e frutos. Ela também era associada, pelos gregos antigos, a dois símbolos agrícolas: espiga de trigo e a papoula.
Como a divindade do grão e da agricultura, Deméter estava intimamente associada ao pão e à nutrição que ele proporciona. Ela era frequentemente retratada segurando feixes de trigo ou uma cornucópia, um símbolo de abundância.
Curiosidades mitológicas:
- Na mitologia romana, Deméter era chamada de Ceres.
- Os símbolos associados a deusa Deméter eram: cetro (bastão que simbolizava o poder), grãos de cereais, pão e uma tocha. A cornucópia (vaso em formato de chifre que simbolizava a fertilidade e abundância) também era um símbolo muito associado a essa deusa.
- De acordo com os mitos gregos, a morada de Deméter ficava no Monte Olimpo, junto com outros deuses gregos.
Busto da deusa grega Deméter (cópia romana). |
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Bibliografia Indicada
.