Eros - deus grego
Na mitologia grega, Eros era o deus da paixão e do amor cobiçoso.
Quem era
Na mitologia grega, Eros era o deus do amor cobiçoso (ligado à paixão e ao desejo sexual) e do erotismo. Filho de Afrodite (deusa do amor) e Ares (deus da guerra), Eros era um personagem de baixa importância em alguns mitos gregos. Em outros mitos, ele aparece como sendo um deus primordial.
Principais características e representações
• Eros era representado como um menino com um par de asas.
• No aspecto da personalidade, Eros era melindroso, caprichoso e, muitas vezes, até perverso e vingativo.
• Em algumas representações (pinturas e esculturas), Eros aparece com os olhos vendados. Essa representação está ligado ao fato do personagem não apresentar discernimento do certo e errado.
• Em alguns momentos e cidades gregas, Eros foi associado à fertilidade masculina.
• Em alguns mitos, Eros aparece como um auxiliar de Afrodite, que conduziu a força primordial do amor em direção aos seres humanos.
• Possuía o poder de fazer pessoas e até mesmo deuses gregos se apaixonarem.
Qual era sua função?
Na mitologia grega, Eros era o deus do amor, desejo e atração. A palavra grega "eros" refere-se ao amor romântico ou apaixonado, de onde vem o nome. Eros às vezes é retratado como um jovem bonito e atlético, mas, mais tradicionalmente, ele é representado como uma criança ou bebê alado e brincalhão que usa suas flechas para inspirar amor ou paixão em seus alvos.
Em alguns mitos, Eros foi um dos deuses primordiais que, com seu amor, desempenhou um papel fundamental na criação do mundo. Por exemplo, na Teogonia de Hesíodo, Eros foi o quarto deus a existir, seguindo Caos, Gaia (Terra) e Tártaro (o Submundo). Aqui, Eros representava uma força cósmica de atração que desempenhou um papel crucial na formação do mundo e na propagação das espécies.
Curiosidades:
- Na mitologia romana, o correspondente de Eros era o Cupido.
- A palavra “erótico” é derivada do nome desse deus da mitologia grega.
- Num mito grego, Apolo (deus da luz e das obras de arte) faz brincadeiras com as habilidades de arqueiro de Eros. Irritado, Eros faz com que Apolo se apaixone pela ninfa Dafne. Ela faz o deus da luz sofrer ao rejeitar seus sentimentos amorosos.
Escultura da deusa Afrodite e seu filho Eros. |
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
.