Górgonas

As Górgonas na mitologia grega eram criaturas monstruosas com cabelos de serpentes e olhar petrificante, das quais Medusa é a mais conhecida.

Medusa: górgona mais conhecida da mitologia grega
Medusa: górgona mais conhecida da mitologia grega

 

O que são

 

As górgonas são três figuras mitológicas da Grécia Antiga.



Características principais das górgonas:

 

• Consideradas monstros, estas mulheres tinham na cabeça, no lugar de cabelos, serpentes.

 

• Outras características físicas das górgonas eram: corpo coberto por escamas, braços de metal e dentes grandes e pontiagudos.

 

• De acordo com a mitologia grega, as górgonas possuíam a capacidade de transformar em pedra as pessoas que olhassem diretamente para seus olhos.

 

• Essas três irmãs viviam na orla do mundo, em uma ilha no oceano ocidental, segundo alguns mitos gregos.

 

• Elas eram considerados criaturas temíveis e poderosas, e suas imagens eram frequentemente usadas como símbolos de proteção em armaduras e edifícios.



Exemplos: as três górgonas mais conhecidas na mitologia grega:



1. Medusa: é a mais conhecida das três Górgonas. Ao contrário de suas irmãs, ela era inicialmente uma bela donzela que foi transformada em uma Górgona como punição por Atena por profanar seu templo dormindo com Poseidon. Ela era mortal enquanto suas irmãs eram imortais.

 

2. Euriale: como suas irmãs, tinha a habilidade de transformar qualquer um que olhasse para ela em pedra. Ela é particularmente conhecida por seu grito agudo. Junto com Esteno, Euriale era imortal.

 

3. Esteno: era a mais velha das três irmãs Gorgon. Como suas irmãs, ela tinha cobras como cabelo e podia transformar qualquer um que olhasse para ela em pedra. Ela era conhecida por sua ferocidade e era considerada a mais assassina das três irmãs.



Curiosidade mitológica:



Num dos mitos gregos, o herói Perseu conseguiu cortar a cabeça de Medusa, contando com a ajuda da deusa Atena. Do corpo de Medusa nasceu Pégaso, o cavalo alado (que possui asas).

 

Pintura da cabeça da Medusa

Medusa (1878): pintura de Arnold Böcklin.

 



Pintura de uma górgona com asas num vaso grego

Pintura de uma górgona num vaso grego.

 

 

Pintura de um rosto feminino com serpentes na cabeça

Cabeça de uma górgona: provavelmente Euriale (afresco romano).

 

 



Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).