Os Grifos na Mitologia Grega
Na mitologia grega, os grifos eram criaturas míticas com corpo de leão e cabeça e asas de águia, conhecidas por sua natureza feroz e por serem guardiões de tesouros.
O que eram
Na mitologia grega, os grifos eram criaturas míticas que se acreditava terem o corpo de um leão e a cabeça, asas e garras de uma águia. Eles eram frequentemente descritos como ferozes guardiões do tesouro e eram conhecidos por serem poderosos e inflexíveis.
Origem dos grifos
A origem do grifo não é clara, mas acredita-se que tenha vindo do Oriente, possivelmente da Pérsia ou da Índia. Os gregos podem ter sido introduzidos ao conceito do grifo através do contato com os persas durante as guerras persas no século V a.C.
Principais características
Na mitologia grega, os grifos eram associados ao deus Apolo, que muitas vezes era representado montado nas costas de um grifo. Eles também eram considerados sagrados para Zeus e frequentemente descritos como guardiões de seu trono.
A reputação do grifo como guardião do tesouro tornou-o um motivo popular na arte e na literatura gregas. Eles eram frequentemente retratados em cerâmica e escultura, e foram apresentados em muitas histórias e lendas.
Outras características interessantes é que os grifos eram representados com patas grandes e fortes, além de terem os corpos cobertos por pena.
A combinação das características de dois animais poderosos os tornou um símbolo de força e poder, e sua lenda continuou a inspirar artistas e escritores ao longo dos séculos.
Exemplos de grifos famosos na mitologia grega
Um conto famoso envolvendo um grifo é a história de Jasão e o Velocino de Ouro. Nesta história, o grifo era uma criatura feroz que guardava o velo, que era um símbolo de poder e riqueza. Jason foi capaz de derrotar o grifo com a ajuda da deusa Atena, e ele foi capaz de reivindicar o Velocino de Ouro como seu.
Outro grifo famoso na mitologia grega era o que guardava a entrada do reino dos hiperbóreos. Dizia-se que este grifo era tão poderoso que poderia matar até o mais forte dos guerreiros com um único golpe.
Pintura de um grifo na parede do Palácio de Cnossos (Ilha de Creta). |
Leia também:
• Centauros na mitologia grega
Publicado em 28/04/2023
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Bibliografia e vídeos indicados:
Fonte de referência do artigo:
- LIMA, Márcia. Histórias da Mitologia Grega. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2006.