Pandora na mitologia grega

Saiba quem foi a personagem mitológica Pandora e o Mito da Caixa de Pandora.

Pandora: criada por Zeus para punir Prometeu
Pandora: criada por Zeus para punir Prometeu

 

Quem foi Pandora

 

Na Mitologia Grega, Pandora foi a primeira mulher criada por ordem de Zeus (deus dos deuses) como parte de um castigo a Prometeu (titã amigo dos homens) por este ter revelado o segredo do fogo para a humanidade.

 

Prometeu roubou as sementes do deus Hélio (deus do fogo) e repassou aos homens para que estes pudessem cozinhar e fazer tarefas domésticas. Enfurecido, Zeus resolveu criar uma mulher que tivesse várias qualidades de diversos deuses.

 

Pandora recebeu de Afrodite o poder da sedução e da deusa Atena os conhecimentos da arte da tecelagem.


A "caixa de Pandora" 

 

Prometeu se casou com Pandora. De acordo com o mito, a humanidade tinha vivido em harmonia até aquele momento, porém Pandora resolveu abrir sua ânfora (a expressão "caixa de pandora" foi criada no Renascimento) que continha todos os males da humanidade e liberou todas as desgraças (vícios, doenças, loucura, pobreza, pragas, violência, crimes, etc).

 

Pintura de Pandora com sua caixa

Pandora com sua caixa (pintura de George Hitchcock)

 

 

O significado do mito da Caixa de Pandora

 

O mito da Caixa de Pandora é frequentemente interpretado como uma metáfora da condição humana, particularmente da luta entre o bem e o mal. A história sugere que os humanos possuem qualidades positivas e negativas, e que a curiosidade e a desobediência podem levar a consequências imprevistas.


No mito, Pandora representa a curiosidade humana, enquanto a caixa simboliza as forças ocultas do mundo que podemos não entender completamente. A história ilustra a ideia de que nossas ações têm consequências e que, uma vez que algo é liberado, não pode ser desfeito.


Além disso, a história sugere que mesmo nos tempos mais sombrios, a esperança continua sendo uma força poderosa que pode nos inspirar a perseverar e superar a adversidade. Portanto, o mito da Caixa de Pandora nos lembra da importância de estarmos atentos às nossas ações e às possíveis consequências, além de enfatizar a importância da esperança em tempos difíceis.

 

 

Veja também:

 


Arte Grega Antiga


Cultura Grega


Deuses Gregos


Grécia Antiga


Minotauro


Mitologia Grega


Ninfas na mitologia grega

O mito de Narciso

 

 




Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).