Sátiros
Os sátiros na mitologia grega eram criaturas metade homem e metade bode, associados ao deus Dionísio e conhecidos por sua natureza lasciva, amor à música e indulgência em prazeres sensuais.
Quem eram
Os Sátiros eram seres mitológicos masculinos da Grécia Antiga.
Características principais e atributos dos sátiros:
• Nos mitos gregos tinham a características de apresentarem grande potência sexual. Logo, eram retratados, pelos pintores gregos, apresentando ereção.
• Possuíam corpo de carneiro, cabeça de homem, orelhas pontudas, cabelos compridos e nariz achatado. Segundo a mitologia grega, os sátiros acompanhavam o semideus Pan (protetor dos pastores) e o deus Dionísio (do vinho e das festas), vagando pelas montanhas e bosques da Grécia.
• Na mitologia e na literatura grega, os sátiros muitas vezes aparecem em histórias que destacam sua natureza travessa e indulgente. Eles podem ser figuras tanto cômicas quanto ameaçadoras, incorporando o lado imprevisível e selvagem da natureza humana e do mundo natural.
• Sátiros são frequentemente retratados tocando instrumentos musicais, especialmente a flauta de Pã e tambores, e participando de danças animadas.
• Uma característica definidora dos sátiros é seu estilo de vida hedonista. Eles são frequentemente retratados como sendo movidos por seus desejos carnais
O "pai" dos sátiros
Em algumas tradições gregas, Sileno aparece como o pai da tribo dos sátiros. Sileno era um velho sábio, deus da embriaguez, que sempre acompanha Dionísio.
O sátiro Marsias
Além de Sileno, outro sátiro muito popular na mitologia grega foi Marsias.
De acordo com algumas lendas, Marsias foi quem desafiou o deus Apolo num concurso musical. Marsias era um excelente tocador de flauta doce. Neste concurso, as Musas foram os juízes e, no final, Apolo saiu vencedor. Como punição, Apolo pregou a pele do sátiro numa árvore e o sangue que escorreu formou o rio Marsias.
Relevo grego mostrando uma luta entre uma ninfa e um sátiro |
Você sabia?
Na mitologia romana, os sátiros foram fundidos com os faunos italianos nativos, levando a algumas mudanças em sua representação e características. Em artes e literaturas posteriores, as distinções entre sátiros, faunos e outras criaturas semelhantes frequentemente se confundem.
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
VERNANT, Jean-Pierre. Mito e sociedade na Grécia Antiga. Rio de Janeiro: José Olympio, 2012.
Vídeo indicado no YouTube:
Sátiros - Demônios ou Seres Mágicos ? - Mitologia Grega - Universo Mitológico