Língua Italiana: origem, história e dados
A língua italiana é um idioma românico que evoluiu a partir do latim vulgar, sendo oficialmente unificada na Itália após a unificação do país no século XIX, e é conhecida por sua rica tradição literária e cultural.
Dados gerais e características do italiano:
A língua italiana é a segunda língua de origem românica mais próxima do latim, quando falamos em termos de vocabulário. Além disso, ela é também uma língua europeia de grande importância, tendo em vista que na Organização para Cooperação e Segurança da Europa e no Conselho da Europa, o idioma é tido como língua oficial dessas duas organizações.
Devido a ser muito utilizada na música, e especialmente na Ópera, a língua italiana também é conhecida como idioma musical. Além disso, o italiano é também a quarta língua estrangeira mais ensinada a falantes não nativos no mundo inteiro.
A língua italiana é baseada na região da Toscana da Itália e se desenvolveu ao misturar-se com outros dialetos italianos e outras línguas germânicas, que englobam a família indo-europeia.
Atualmente (2023), cerca de 94 milhões de pessoas falam a língua italiana no mundo. Destes, cerca de 68 milhões falam como primeira língua.
Origem e história do italiano
A conhecida língua italiana é proveniente quase que inteiramente do latim vulgar, a qual fora a língua falada pelos soldados do Império Romano, diferentemente do latim clássico, que era falado pela grande corte e por pessoas mais cultas do império (filósofos, escritores, historiadores, etc.).
Como os soldados eram obrigados a impor o latim vulgar para os povos colonizados, quando o Império Romano caiu, o latim vulgar se firmou e conseguiu ser preservado durante a Idade Média.
Por volta do século XIX, quando os estados da Península Itálica foram unificados, a língua italiana se sustentou ainda mais e isso a fez ser promulgada como língua oficial naquela mesma região.
Não muito diferente das outras línguas, os dialetos italianos já foram muito falados entre seus nativos, mas atualmente ele tem sido cada vez mais escasso e o espaço para esses mesmos dialetos continuam se fechando. Por outro lado, o idioma italiano exclusivo vem se difundindo cada vez mais e se tornando ainda mais conhecido.
A importância do poeta Petrarca para a língua italiana:
Petrarca foi um dos primeiros a adotar o vernáculo italiano na literatura em um momento em que o latim dominava a linguagem acadêmica e artística. Sua escolha de escrever em italiano foi um passo significativo para estabelecer o italiano como uma língua literária.
As obras de Petrarca contribuíram para a padronização da língua italiana. Seu uso do dialeto toscano, particularmente da região de Florença, desempenhou um papel fundamental na formação da língua italiana moderna.
Países e regiões onde a Língua Itália é falada:
- Itália
- San Marino
- Suíça
- Istria (região entre a Itália, Croácia e Eslovênia).
- Eslovênia
- Croácia
- Vaticano
- Malta
- Etiópia
- Líbia
- Tunísia
- Eritreia
Países que possuem muitos falantes de italiano
- Luxemburgo
- Alemanha
- Bélgica
- Estados Unidos
- Canadá
- Venezuela
- Brasil
- Uruguai
- Argentina
- Austrália
Curiosidades
- Apesar de o idioma ter muitos dialetos, aqui no Brasil apenas um conseguiu sobreviver, o Vêneto.
- Assim como na língua falada por nós brasileiros, no italiano, os substantivos também são declinados a partir do gênero e do número.
- A língua italiana possui apenas três formas de conjugação verbal.
- A maior concentração de imigrantes italianos no Brasil se encontra na região sul do país. Em várias cidades desta região, o italiano foi preservado como valor cultura.
- Aqui no Brasil, nas áreas em que houve grande ocorrência de colonização italiana, o idioma tem sido incluído nos currículos escolares.
- Quanto aos ditos e conhecidos dialetos italianos, as pessoas que mais os falam são os idosos.
- Assim como no Brasil, na Itália é possível encontrar grandes marcas de regionalismo na língua falada.
- Apenas nos últimos 50 anos é que o idioma italiano tornou-se conhecido e dominante, devido a um grande trabalho de alfabetização em massa.
A língua italiana é muito bonita. |
Pequeno glossário de italiano / português:
- libro = livro
- quaderno = caderno
- gomma = borracha
- matita = lápis
- macchina = carro
- albero = árvore
- bambino = menino
- uccelli = pássaro
- calcio = futebol
- amore = amor
- studiare = estudar
- cucinare = cozinhar
- parlare = falar
- sognare = sonar
- guidare = dirigir
- giocare = jogar
- piangere = chorar
- vincere = vencer
- entrare = entrar
- orologio - relógio
- lavorare = trabalhar
- cenare = jantar
- pranzare = almoçar
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
Vídeo indicado no YouTube:
Breve história da Itália e origem da língua italiana - Canal Italiano na prática