Nova Ordem Mundial

Entenda as principais características políticas, econômicas e sociais da Nova Ordem Mundial

Explicação sobre a Nova Ordem Mundial
Explicação sobre a Nova Ordem Mundial

 

O que é a Nova Ordem Mundial e quais suas principais características?

 

 

 

Origem da expressão

 

A expressão “Nova Ordem Mundial” foi utilizada no início da década de 1990, logo após a queda do Muro de Berlim, o fim do socialismo na Rússia e no leste europeu e a desintegração da União Soviética. Todas essas mudanças estão relacionadas ao fim da Guerra Fria e da bipolaridade geopolítica entre os Estados Unidos (capitalista) e a União Soviética (socialista).

 

Dessa forma, a nova realidade que surgiu após o fim da Guerra Fria e suas características políticas, econômicas e culturais passou a ser denominada de "Nova Ordem Mundial". Para muitos políticos, sociólogos e economistas ainda estamos vivendo os frutos desse período.



Principais características da Nova Ordem Mundial:

 

1. Globalização econômica e cultural.

 

2. Prevalência do sistema econômico capitalista.

 

3. Desenvolvimento de relações comerciais internacionais multilaterais (principalmente através de blocos econômicos).

 

4. Uso mundial dos meios de comunicação, principalmente da Internet. As grandes empresas de telecomunicações e de Tecnologia da Comunicação (TI) passaram a ter grande importância na economia mundial.

 

5. Surgimento de uma nova potência econômica e comercial: China.

 

6. Crescimento das empresas multinacionais e transacionais (ações produtivas ocorrem em vários países).

 

7. Maior circulação de dados e valores culturais.

 

8. Prevalência dos regimes democráticos (na política) e sistemas neoliberais (na economia).

 

9. Com relação à economia neoliberal, passou a ocorrer de forma mais intensa a flexibilização do trabalho (leis trabalhistas), privatizações (empresas estatais foram vendidas para empresas privadas) e forte desregulamentação econômica e financeira.

 

10. Algumas interpretações da "Nova Ordem Mundial" sugerem mudanças de poder, de estruturas de poder dominadas pelo Ocidente para uma ordem mundial mais multipolar com potências emergentes como China e Índia.

 

11. São considerados desafios globais que requerem respostas globais, enquadrando-se assim no paradigma da “Nova Ordem Mundial” onde a cooperação internacional é crucial.

 

12. Mudanças na natureza da guerra, incluindo o aumento do terrorismo, guerra cibernética e outras ameaças não tradicionais.

 

13. Ênfase em instituições internacionais e supranacionais, como as Organização das Nações Unidas (ONU), União Europeia, Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional. O foco geralmente está na colaboração internacional e na tomada de decisões.

 

Mapa mundi com imagens digitais interconectadas
Nova Ordem Mundial: globalização e mundo digitalmente interconectado.

 

 



Pergunta respondida por:

Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).