Características da Religião na Idade Média

Saiba como era a vida religiosa na Europa medieval.

Cristianismo: religião predominante na Europa Medieval
Cristianismo: religião predominante na Europa Medieval

 

Pergunta:

 

Quais as principais características da religião na Idade Média?

 

Resposta:

 

- Praticamente, todos os europeus, durante a Idade Média, eram cristãos.

 

- A Igreja Católica Romana exercia domínio religioso total, com grande influência na sociedade. Ela exercia grande influência na vida social e comportamental das pessoas.

 

- O papa (líder da Igreja e considerado um representante de Deus na Terra) possuía grande poder religioso e político na sociedade medieval europeia.

 

- Ocorreram as Cruzadas nos séculos XI e XII com o objetivo principal de reconquistar Jerusalém dos muçulmanos. A obtenção de terras e bens materiais também foi um dos objetivos.

 

- Houve a Inquisição (Tribunal do Santo Ofício) para combater os “infiéis”, as heresias e fortalecer o poder da Igreja. Muitas pessoas foram queimadas na fogueira da Inquisição, sob a acusação de bruxaria, heresia ou por defender princípios contrários aos dos católicos.

 

- Não era permitido seguir nenhuma outra religião que não fosse a católica. Pessoas que seguiam outras crenças, quando eram descobertas, recebiam punições ou eram excluídas da sociedade.

 

- Os cultos católicos ocorriam nas igrejas, basílicas e catedrais. Praticamente todas as cidades europeias na Idade Média possuíam uma igreja.

 

- As missas eram realizadas em latim. Nas igrejas e catedrais existiam muitas imagens, vitrais e pinturas nas paredes como recurso para ensinar passagens da Bíblia.

 

- O imaginário (inferno, diabo, sofrimentos, sonhos) era muito utilizado pelos clérigos como forma de manter os fiéis nos caminhos da religião. Nesse sentido, a teologia do medo foi muito usada pela Igreja.

 

- Houve pouco desenvolvimento científico na Idade Média, pois a Igreja Católica era totalmente contrária as explicações científicas, valorizando apenas as explicações religiosas. Inclusive, cientistas que desafiaram os dogmas católicos foram perseguidos, presos e até condenados à morte.

 

- Além do clero secular (padres, bispos, papa, etc.) havia também o clero regular (monges). Esses viviam isolados da sociedade, nos mosteiros, rezando, estudando, trabalhando e fazendo cópias da Bíblia e de livros religiosos e filosóficos.


Pintura mostrando a Inquisição Medieval

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Inquisição Medieval: um dos aspectos mais violentos da Idade Média.

 

 

 

________________________

Resposta elaborada por:

Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).

- a pergunta foi enviada por Juliana F. Cardoso em fevereiro de 2020.