Economia do Egito Antigo

A economia do Egito Antigo era baseada na agricultura e pecuária.

Agricultura: principal atividade da economia do Egito Antigo
Agricultura: principal atividade da economia do Egito Antigo

 


Principais atividades econômicas



A agricultura foi a principal atividade econômica do Egito Antigo. Porém, os egípcios também se dedicaram ao artesanato, pecuária, pesca, caça e extração mineral. Praticaram também o comércio exterior com outros povos.



Agricultura e o sistema de produção



O vale fértil do rio Nilo ofereceu excelentes condições para a prática da agricultura. Os egípcios plantaram, principalmente, cevada (cereal usado para fazer cerveja e outras bebidas alcoólicas), trigo, azeitona, algodão, legumes e hortaliças (repolho, pepino, lentilha, nabo, rabanete) e lótus (planta aquática). O papiro também era cultivado, pois os egípcios o usaram para fabricar uma espécie de papel (também tinha o nome de papiro), pequenas embarcações e cestos.


Os egípcios usaram o arado, puxado por bois ou homens, para ajudar na plantação das sementes. Os egípcios construíram um eficiente sistema de irrigação, formado por canais e diques.

 

A agricultura seguia o modelo de produção coletivo e era controlada pelo Estado.

 

Cultivo de trigo no Egito Antigo

Cultivo de trigo no Egito Antigo: cereal era uma dos principais alimentos dos egípcios.

 



Pecuária



Os egípcios criaram animais para o fornecimento de carne e também para o transporte de cargas. Criaram bois, cabras, burros e porcos. Algumas espécies de aves também foram criadas como, por exemplo, gansos, patos e pombos.



Pesca e caça



A pesca era realizada no rio Nilo, que oferecia grandes quantidades de tilápia, carpa e pescada. Os peixes eram comercializados e serviam como importante fonte de alimentação para os egípcios.


Os egípcios também caçavam animais como, por exemplo, antílopes, coelhos, crocodilos e até hipopótamos.

 

Ilustração mostrando pescadores do Egito Antigo

A pesca foi uma importante atividade econômica no Egito Antigo.




Artesanato



As atividades artesanais eram importantes na vida da sociedade egípcia. Os artesãos usavam como matéria-prima: papiro, metais, pedras, madeiras e marfim. Fabricavam móveis, joias, objetos de couro e cestos e potes de cerâmica. A atividade de fabricação de tecidos também era importante na economia egípcia.



Extração Mineral



Os principais minerais extraídos no Egito Antigo foram: cobre, chumbo, ouro e pedras (construção, decoração e semipreciosas).



Comércio interno e externo



As primeiras moedas começaram a circular no Egito Antigo por volta do século V a.C. Antes disso, a troca de mercadorias era o recurso mais utilizado.


Os egípcios estabeleceram uma importante rede de comércio exterior. Comercializavam com a Núbia, a Palestina, Biblos, Creta e Grécia.

 

Ilustração de um barco egípcio carregado de mercadorias
Comércio externo foi outra importante atividade econômica no Egito Antigo.

 

 




Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).