Ecossistema

Um ecossistema é uma comunidade de organismos vivos interagindo entre si e com o ambiente físico ao seu redor, formando uma rede interdependente de relações que sustentam a vida.

Ecossistema: seres vivos que habitam uma área
Ecossistema: seres vivos que habitam uma área


O que é (conceito geográfico)

 

Ecossistema é o conjunto de seres vivos (animais, vegetais, bactérias, protistas, etc.), existentes numa determinada região, que estabelecem relações. Os seres que habitam um ecossistema formam uma série de cadeias, estabelecendo um sistema interdependente.



Principais componentes de um ecossistema:

 

Seres produtores (autótrofos): são os seres que realizam fotossíntese e, portanto, acumulam energia. São basicamente os vegetais.

 

Consumidores primários: são, principalmente, os animais herbívoros (alimentam-se de vegetais).

 

Consumidores secundários: são, principalmente, os animais carnívoros, que possuem como fonte principal de alimentação os animais herbívoros.

 

Consumidores terciários: são os grandes predadores, que estão no topo das cadeias alimentares.

 

Decompositores: são os seres que atuam na decomposição da matéria orgânica (fezes, restos de animais mortos, restos de vegetais e frutos). São, principalmente, bactérias e fungos. Eles são recicladores de nutrientes que foram utilizados por outros organismos.

 

Detritívoros: são os organismos que consomem detritos, ou seja, partes mortas de organismos, como folhas caídas, frutos e animais mortos. Exemplos incluem minhocas e alguns tipos de insetos.



Como pode ocorrer o desequilíbrio de um ecossistema

 

Por ser um sistema biológico em que ocorrem várias relações sustentam seu equilíbrio, uma simples ação humana pode provocar seu desequilíbrio, com sérias consequências para o ecossistema. Se uma pessoa, por exemplo, soltar alguns animais de uma determinada espécie num local, que não é seu ecossistema, este animal poderá interferir na cadeia alimentar existente, provocando seu desequilíbrio e até mesmo seu colapso. Vamos supor que alguns lagartos sejam colocados num bosque que não é seu habitat natural. Estes animais, caso não haja predadores, poderão se reproduzir em grande quantidade e passar a se alimentar de ratos. Estes, que são a principal fonte de alimentação de algumas espécies de cobra, poderão entrar em extinção naquela região. Sem seu principal alimento, estas cobras, que fazem parte do ecossistema, também poderão entrar em extinção ou passar a se alimentar de outras espécies animais, provocando assim um desequilíbrio na cadeia alimentar. Neste exemplo, podemos perceber a fragilidade de um ecossistema e como uma simples ação humana pode provocar seu colapso.

 

Importância da preservação

 

Preservar os ecossistemas é de extrema importância para os seres humanos. Nestes locais habitam muitas espécies de animais e vegetais, sendo que muitos deles estão correndo risco de extinção. Governos, instituições de proteção ao Meio Ambiente e nós, cidadãos, devemos fazer todos os esforços para que os ecossistemas sejam preservados para as futuras gerações. Esta preservação deve ser atingida através de ações práticas de combate ao desmatamento e à ocupação humana em áreas onde se encontram estes ecossistemas. Devemos também combater outras práticas que prejudicam os ecossistemas como, por exemplo, poluição de rios, poluição marinha, descarte de lixo e resíduos químicos no solo e queimadas em matas e florestas.



Principais tipos de ecossistemas aquáticos (exemplos):

 

- Ecossistema litorâneo

- Ecossistema marinho

- Ecossistema costeiro

- Ecossistema dos manguezais

- Ecossistema de água doce



Principais ecossistemas terrestres brasileiros (exemplos):

 

- Mata Atlântica

- Cerrado

- Pantanal

- Caatinga

- Amazônia

- Mata de Araucária



Principais ecossistemas terrestres no mundo (exemplos):

 

- Savanas

- Pradarias

- Bosques de Coníferas

- Tundra

 

Foto do ecossistema tundra

Tundra: exemplo de ecossistema terrestre

 


Você sabia?

 

- Ecossistema também é conhecido pelo nome de sistema ecológico, bioma, biossistema, biogeocenose e holocenose.

 

- Biorregião é um espaço geográfico que possui um ou vários ecossistemas. Uma biorregião é caracterizada por sua vegetação, relevo, fauna e recursos hídricos.

 

- O conceito de ecossistema começou a ser desenvolvido na década de 1930, por pesquisadores do Meio Ambiente.

 

- 2021 a 2030 será a Década das Nações Unidas sobre Restauração de Ecossistemas. O tema foi definido pela ONU devido à importância dos ecossistemas para o nosso planeta.

 

- De acordo com o Dicionário Houaisss, ecossistema é um "sistema que inclui os seres vivos e o ambiente, com suas características físico-químicas e as inter-relações entre ambos". (Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa, 2009).

 

Imagem retratando o ecossistema marinho com peixes e corais
Ecossistema Marinho: frágil, belo e de grande importância para a manutenção da vida nos oceanos.

 

 

 

QUIZ

 

Qual das alternativas abaixo apresenta um exemplo de ecossistema terrestre?

 






 

 

 



Por Marcia Rodrigues - Professora de Geografia - Graduada pela Universidade de Guarulhos (2005).