18 Curiosidades do Egito Antigo

Apresentamos os fatos curiosos sobre a vida, religião, alimentação e outros aspectos da sociedade do Egito Antigo.

O pão era o principal alimento no Egito Antigo (imagem mostrando a fabricação do pão)
O pão era o principal alimento no Egito Antigo (imagem mostrando a fabricação do pão)

 

Curiosidades sobre o Egito Antigo


1 - Os velhos eram muito respeitados no Egito Antigo, pois eles valorizavam muito o conhecimento acumulado com o passar dos anos.

 

2 - No Egito Antigo, as crianças começavam a usar roupas a partir dos cinco anos. Os meninos usavam uma tanga e um cinto, enquanto as meninas usavam um vestido.

 

3 - No dia do casamento, os noivos costumavam levar alimentos nos templos como oferenda aos deuses. Faziam isso para pedir bênção ao casamento.

 

4 - Somente os templos e túmulos eram feitos de pedra. As outras construções eram feitas de tijolos de barro misturados com palha picada.

 

5 - As camadas mais populares da sociedade egípcia tinham como base da alimentação o pão, o peixe e uma espécie de cerveja. Já os mais ricos comiam carne de ganso, carne de vaca, vegetais, peixes, frutas e bolos. O vinho era uma bebida cara e também era consumida apenas por aqueles que tinham melhores condições sociais.

 

6 - Grande parte das roupas no Egito Antigo era feita de linho.

 

7 - As mulheres egípcias mais ricas faziam maquiagem usando pó de minerais coloridos, misturados com óleos vegetais. Usavam também, para ficarem mais bonitas, joias feitas de ouro e pedras preciosas.

 

8 - Os meninos das famílias mais ricas iam para a escola, onde tinham aula com sacerdotes e sábios. As meninas só podiam ir para a escola a partir dos doze anos de idade. As crianças usavam pranchas de gesso e lascas de pedra para escreverem. A escola era muito rigorosa e os castigos físicos eram usados em caso de erros.

 

9 - Os filhos de famílias mais pobres (exceto de escravos) aprendiam a profissão do pai em casa ou no local de trabalho. Estas famílias não tinham condições de manterem os filhos numa escola.

 

10 - Os sarcófagos dos faraós eram feitos de ouro com adornos de pedras preciosas. Quanto mais poderoso e rico o faraó, mais luxuoso era seu sarcófago.

 

11 - O faraó começava o dia fazendo oração para os deuses, pedia proteção e força para resolver as questões da administração do Egito.

 

12 - No Egito Antigo havia o divórcio. As mulheres podiam ficar com os filhos e também com parte dos bens do casal. Elas podiam também se casarem novamente.

 

13 - As doenças pulmonares eram muito comuns do Egito Antigo. As pessoas costumam inalar muito pó de areia durante as tempestades de areia, o que comprometia, com o tempo, o funcionamento dos pulmões.

 

14 - O faraó Aquenáton (Amenófis IV), que governou o Egito Antigo entre 1353-1336 a. C., tentou instituir o monoteísmo. Este faraó tinha por objetivo tirar o poder dos sacerdotes, instituindo o culto a um deus único: Aton. Como ele seria o único representante deste deus na Terra, concentraria também todo poder. Porém, a tentativa não foi para frente, sendo abandonada pelos governantes seguintes.

 

15 - Os casais que não podiam ter filhos eram incentivados a adotarem crianças.

 

16 - Os jovens egípcios se casavam cedo (por volta dos 13 ou 14 anos), pois a vida era curta (entre 40 e 45 anos). Os jovens que não se casavam tinham que ajudar os pais no trabalho.

 

17 - Os egípcios eram muito supersticiosos e acreditavam que os sonhos sempre significavam algo. Se alguém sonhasse com a queda dos próprios dentes, isso significava que alguém da família poderia morrer.  

 

18 - Mais de 130 pirâmides foram descobertas no Egito, construídas principalmente como tumbas para os faraós e suas famílias durante o período do Antigo Reino.

 

Foto do sarcófago de ouro do faraó Tutancâmon
Sarcófago de ouro do faraó Tutancâmon

 

 

 

Busto do faraó Aquenaton

Aquenáton: faraó tentou instituir o monoteísmo no Egito Antigo.

 

 

 

 

 



Última atualização: 23/02/2024

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).