Hermes

Na mitologia grega, Hermes era o deus grego que atuava como o mensageiro dos deuses.

Hermes: o mensageiro dos deuses
Hermes: o mensageiro dos deuses


Quem era


Na mitologia grega, Hermes era o deus mensageiro, dos pesos e medidas, dos pastores, dos oradores, dos poetas, do atletismo, do comércio, das estradas e viagens e das invenções.

 

Segundo os mitos, ele guiou e protegeu viajantes, comerciantes e pastores.



Principais características:


• Era considerado, na Grécia Antiga, o patrono dos diplomatas, dos comerciantes, da ginástica e dos astrônomos.

 

• Hermes era filho de Zeus (deus dos deuses) e de Maia (uma das plêiades). A crença em Hermes espalhou-se por várias regiões da Grécia Antiga.

 

• Hermes era o deus da eloquência e da linguagem, hábil na arte da persuasão.

 

• Após a Grécia ser conquistada pelo Império Romano, a figura e o mito de Hermes sofreram um sincretismo com o deus romano Mercúrio (deus do lucro, do comércio e também o mensageiro dos deuses).



Origem do mito e principais realizações 


De acordo com relatos literários, o mito de Hermes surgiu no período arcaico da história da Grécia (entre 700 a.C. e 500 a.C.) na região da Península do Peloponeso. De acordo com os mitos mais antigos, Hermes, em seu primeiro dia de vida, realizou vários feitos: criou a lira (instrumento musical), criou o fogo, os sacrifícios em homenagem aos deuses, etc.



Culto


Hermes foi muito popular na Antiguidade Clássica. Vários templos foram construídos em sua homenagem em várias regiões da Grécia. Como era patrono da ginástica e da luta, havia estátuas de Hermes espalhadas por vários ginásios da Grécia Antiga.



Amores e descendentes de Hermes 


Teve muitos amores e filhos. De acordo com a mitologia, foram filhos de Hermes: Hermafrodito (com Afrodite), Pã (com a ninfa Dríope), Evandro (com Karmentis) e Dáfnis (com uma ninfa não identificada).



Símbolos

 

Os seguintes símbolos eram associados ao deus Hermes: botas aladas (com asas) e o caduceu (bastão de ouro com duas serpentes enroladas e com asas na ponta superior).



Curiosidades mitológicas:

 

- Os gregos antigos acreditavam que o deus Hermes habitava no Monte Olimpo, pois era um dos doze integrantes dos deuses olímpicos.

 

- De acordo com fontes literárias gregas antigas, quando era criança, Hermes inventou o fogo, criou a lira (instrumento musical de cordas) e um par de sandálias mágicas.

 

Hermes diante de Zeus

Hermes (esquerda) diante de Zeus (centro) numa pintura do século V a.C.

 

 




Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).